Carregando

Aguarde, processando!

A espuma do espumante

A espuma do espumante

10/12/2016

Marcelo Copello

Champagne

1586 Visitas

Por Marcelo Copello

O gás dos espumantes é natural, não é adicionado como nos refrigerante. A fermentação alcoólica é a reação química que transforma o os açúcares da uva em álcool e um dos produtos desta reação química é o gás carbônico. Quando fazemos um vinho tranquilo, ou não espumante, a fermentação é feita em recipientes abertos, de forma que o gás sai. Os espumantes são geralmente o produto de duas fermentações. Primeiro elabora-se um “vinho base”, que será refermentado.

É na segunda fermentação que surge a espuma, pois ela acontece em recipientes hermeticamente fechados, de modo que o gás ao invés de sair se dissolve no líquido e só é liberado quando “estouramos” a rolha. Quando a segunda fermentação ocorre na própria garrafa do espumante, chamamos este método de clássico ou Champenoise. Quando ocorre em grandes recipientes de inox, chamamos de método Charmat. Os espumantes champenoise são geralmente de melhor qualidade e na região de Champagne só é permitido este método.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com