Carregando

Aguarde, processando!

Cientistas descobrem no vinho uma substância capaz de frear o envelhecimento do cérebro

Cientistas descobrem no vinho uma substância capaz de frear o envelhecimento do cérebro

26/03/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

29429 Visitas

Os cientistas descobriram que o resveratrol, um componente do vinho tinto, e metformina, um medicamento frequentemente prescritos para combater a diabetes tipo 2, tem muitos dos benefícios neuroprotetores de uma dieta de baixa caloria e exercícios.

De acordo com informações da agência Europa Press, em um estudo publicado esta semana nas revistas de Tech Institute Gerontologia 'pesquisadores' Virginia Carilion Research ", nos EUA,  mostram que o resveratrol preserva fibras musculares e ajuda a proteger as conexões dos neurônio - dos efeitos negativos do envelhecimento.

"Tudo piora à medida que envelhecemos, diz Gregorio Valdez, professor assistente do Instituto de Pesquisa Carilion Virginia . Caminhar, manter-se em equilíbrio e coordenação motora são prejudicadas com a idade e contribui para problemas de saúde, além de acidentes decorrentes desses fatores."  "Por isso nós trabalhamos para identificar as alterações moleculares que retardam os déficits motores que ocorrem com o envelhecimento. Estamos chegando mais perto da solução e vamos reduzir a degeneração por idade dos circuitos neurais", acrescenta o especialista.

Os cientistas estudaram com ratos de dois anos de idade, que para a ciência são considerados "velhos". Eles foram medicados com resveratrol por um ano, com especial atenção para junções neuromusculares chamadas sinapses. Essas sinapses são essenciais para o movimento voluntário, porque comandam as atividade motoras e transmitem fluindos dos neurônios da medula espinhal para os músculos.

Mais motivos científicos para apreciar o vinho!

Leia também: Mitos do vinho e saúde

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com