Carregando

Aguarde, processando!

5 motivos para você gostar de ESPUMANTE BRASILEIRO

5 motivos para você gostar de ESPUMANTE BRASILEIRO

08/12/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

6537 Visitas

Por Marcelo Copello

Todos comentam que nossos espumantes são ótimos, mas que os leva a ser tão bons?


1º temos tradição: O Brasil já faz espumantes há 100 anos, desde 1913, quando foi fundada a Peterlongo
2º temos natureza: A Serra Gaúcha, tem clima e solo ideias para espumantes, com Clima temperado e úmido e solos mais ácidos. A sub-região de Pinto Bandeira já é reconhecido como a região de nossos espumantes "Grand Crus", e a acaba de receber sua IP - Indicação de Procedência, a primeira para espumantes no hemisfério sul.
3º temos a técnica: Elaboramos aqui com maestria espumantes pelo mesmo processo e com os mesmo tipos de uvas usadas na região de Champagne na França
4º temos o reconhecimento: Nossos vinhos já conquistaram milhares de medalhas em concursos nacionais internacionais. Este ano, na 4a edição da Grande Prova Vinhos do Brasil, na qual concorreram 850 vinhos brasileiros, os espumantes conquistaram 70 das 165 medalhas de ouro e duplo-ouro.
5º temos mercado: O consumo de espumantes no Brasil (brasileiros e importados) é crescente e da ordem de 22 milhões de litros. Os espumantes brasileiros detém 85%* deste mercado, contra cerca de apenas 5% dos espumantes franceses e 4% de italianos. Os brasileiros estão descobrindo e prestigiando nossos espumantes.
Um dia, ainda quero ver toda casa brasileira com um espumante nacional sempre na geladeira. Quando a visita chegar vão oferecer: aceita um cafezinho ou um espumante?

*Números do Anuário Vinhos do Brasil 2017


Leia também: O segredo da viúva

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com