Carregando

Aguarde, processando!

ATENÇÃO Vinho não cura nem previne contra o Coronavírus

ATENÇÃO Vinho não cura nem previne contra o Coronavírus

02/04/2020

Marcelo Copello

Saúde

1192 Visitas

Vinho Não previne o Corona

Uma fake news se espalhou esta semana pela grande rede e trouxe polêmica à nossas taças

Vinho não cura nem previne contra o Coronavírus

por Marcelo Copello

Nos últimos dias viralizou na internet uma notícia que insinua que vinho protege ou previne contra o COVID-19. Isso é um exagero quase criminoso. Vinho  não cura ou previne contra o Coronavírus.

A fonte desta fake news foi um comunicado da Federação de Enologia da Espanha, que esclarece alguns pontos para que você possa beber seu vinho tranquilamente, sem medo de contrair a pandemia consumindo o néctar de BACO.

O motivador deste comunicado nasceu na Itália, pois havia um temor no mercado de que seus vinhos estivessem contaminados. Alguns produtores/exportadores de vinhos estavam até recebendo de seus importadora em vários países, pedidos de documentos que atestassem que os produtos (vinho e embalagens) não estavam contaminados. O governo italiano proibiu esta prática punindo com multas quem exigisse tais atestados ao comprar vinho.

A Federação de Enologia da Espanha emitiu um documento com três pontos básicos:

1-É impossível que vírus COVID-19 sobreviver no vinho

2-É remota a possibilidade que a embalagem (garrafa, rolha, caixas etc) estejam contaminados

3-O vinho contribui para a higiene bucal e faringe, locais onde se hospedam os vírus.

Este último item, polêmico, não é errado, mas foi interpretado de forma exagerada, dando a entender que o vinho combate oi previne a contaminação pelo COVID-19.

Veja o comunicado na íntegra: https://federacionenologia.com/coronavirus-vino-opinion-enologos-espanoles/

Que fique claro, vinho é um grande alimento e ótimo para a saúde em geral, se consumido com moderação, mas não cura ou previne contra o Coronavírus. Segundo o médico cardiologista Dr Luiz Cláudio Dias da Rocha "não existe nenhuma evidência que a ingestão de vinho possa ser útil na prevenção ou cura do COVID-19”.

Não nos faltam motivos para apreciar o nobre fermentado. Beba por prazer, por cultura, por saúde, mas para o Coronavírus ainda não existe tem remédio ou vacina, infelizmente.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com