Carregando

Aguarde, processando!

O homem ou a mulher, quem bebe mais?

O homem ou a mulher, quem bebe mais?

02/11/2019

Marcelo Copello

Saúde

48 Visitas

Em meus eventos, cursos e degustações, observo no público uma tendencia. Nos eventos mais decolados, jovens, ou para iniciantes, ou populares, geralmente há mais mulheres que homens participando. Já na degustações mais de luxo, mais caras, de vinhos famosos, verticais etc, tenho quase 100% de homens.

Duas pesquisas apoiam esta minha observação.

A primeira, da Nielsen dos EUA, realizada há uns 2 anos, chegou a conclusões que destroem alguns mitos: as mulheres, ao contrário do que se imaginava, bebem mais vinho do que os homens.

Pelo menos, essa é a realidade da Califórnia, a principal região produtora de vinhos nos Estados Unidos, e o estado mais populoso do país. A pesquisa mostra que as mulheres são 55% do total de consumidores de vinho, enquanto os homens representam 45%. Outro mito derrubado com a pesquisa é o de que as mulheres preferem vinho branco docinho. Segundo a pesquisa elas preferem os tintos e das uvas Cabernet Sauvignon e Merlot.

No BRASIL, segundo dados de 2019 da Nielsen Consulting, que audita o mercado off trade e os lares dos consumidores, o perfil do comprador do vinho é de mulheres de idade maior ou igual a 56 anos e da classe C.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com