Carregando

Aguarde, processando!

SAÍRAM OS NÚMEROS VINHOS BRASIL 2020

SAÍRAM OS NÚMEROS VINHOS BRASIL 2020

20/01/2021

Marcelo Copello

Brasil

1215 Visitas

SAÍRAM OS NÚMEROS VINHOS BRASIL 2020

Por Marcelo Copello

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Sul – SEAPA/RS, acaba de divulgar os números da comercialização de vinhos do estado. Vejam a tabela a seguir.

É importante ressaltar que esta comercialização é das empresas do Rio Grande do Sul para seus distribuidores em outros estados, e não a venda ao consumidor final.

O número é bastante positivo, com crescimento em todas as categorias em relação a 2019, excedo a dos espumantes. O destaque absoluto ficou para os vinhos rosados finos (elaborados com uvas viníferas), com crescimento de 110%, embora sobre uma base ainda pequena, já que os rosados representam menos de 2% dos vinhos finos comercializados.

A categoria mais relevante, a dos tintos de uvas viníferas, foi também a que mais cresceu em volume absoluto, com comercialização de 9 milhões de litros a mais que ano passado, o que representou 80% de crescimento. Resta ver agora se este crescimento se refletirá em efetivo consumo, o que deveremos saber ao longo dos próximos meses.

Os espumantes infelizmente sofreram com a pandemia e a queda no consumo em festas, e só deverão se recuperar à medida que a vacina e o fim do isolamento forem sentidos.

Seja como for foi um grande ano para os Vinhos do Brasil, seja pela qualidade da safra 2020, seja pelo consumo/venda, mas principalmente, pelo grande número de brasileiros que descobriu o produto nacional e se encantou!

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com