Carregando

Aguarde, processando!

O Rio já faz vinho

O Rio já faz vinho

20/06/2015

Marcelo Copello

Brasil

1529 Visitas

Quem diria. Estão fazendo vinho no estado do Rio de Janeiro. O enófilo e empresário Alain Ingles implantou no final de 2013, um vinhedo em Macuco, próximo à cidade Friburgo. Este é o primeiro vinhedo da região. Foram plantadas 11 variedades viníferas. A primeira safra deverá sair em 2016. O Rio já registrou tentativas de fazer vinhos nas montanhas fluminenses e no Vale das Videiras, em Petrópolis, mas o clima chuvoso frustrou a empreitada.

Quem também investe em vinhos finos é o estado do Espírito Santo. Na realidade o Espírito Santo faz vinho há muito tempo, só que de uvas não viníferas. A vitivinicultura na região serrana do estado chegou com os imigrantes italianos e em 1940 já faziam vinhos. No Vale do Tabocas, microrregião responsável por cerca de 80% da produção de vinho do estado, as castas são as não viníferas Niágara e Isabel. A novidade agora é a produção de vinhos finos, iniciada em 2007, pelos empresãrios Divanir Zottelle, Sandro Salvador e Vinicius Corbellini, que hoje já engarrafam anualmente 30 mil litros de vinhos.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com