Carregando

Aguarde, processando!

Bordeaux terá Touriga, Marselan e Alvarinho

Bordeaux terá Touriga, Marselan e Alvarinho

08/07/2019

Marcelo Copello

Bordeaux

36 Visitas

Como uma forma de se adaptar às mudanças climáticas no planeta, que estão afetando drasticamente a produção de vinhos, o sindicato de produtores de Bordeaux (das AOC Bordeaux e Bordeaux Supérieur) aprovou por unanimidade o uso de 7 novas uva. São quatro tintas: Touriga Nacional, Marselan Arinarnoa e Castets, e três brancas: Alvarinho, Petit Manseng e Liliorila. 

Estas variedades foram escolhidas principalmente por serem de colheita mais tardia e terem a capacidade de manter boa acidez frente às mudanças climáticas.

Os primeiros vinhedos devem ser plantados ano que vem. Os produtores estão autorizados e ter 5% de seus vinhedos com estas uvas e ter 10% delas em seu blend final.

Por enquanto as mudanças são apenas nas AOC regionais, ufa!  Será que veremos algum dia um Lafite com Marselan ou Latour com Touriga Nacional?
 

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com