Carregando

Aguarde, processando!

Agora é esperar 2016 para o próximo Festival

Agora é esperar 2016 para o próximo Festival

08/10/2015

Marcelo Copello

Brasil

1153 Visitas

O #RWFF2015 começou com a abertura informal no coração da zona norte, o CADEG foi cenário de encontros e brindes. E com muito requinte, o Festival abriu oficialmente com jantar nos salões do Copacabana Palace, um ícone de charme e sofisticação no Rio de Janeiro. Menu feito pelas mãos dos chefs do Hotel,o sabor era mais que especial. Toda a gastronomia foi acompanhada de vinhos selecionados para o paladar exclusivo de 22o convidados.

Nesta mesma noite, foram entregues as premiações do festival, com troféu Vinha Velha. Os premiados da noite: Mario Geisse, um dos enólogos mais premiados e respeitados da América Latina, foi eleito a Personalidade do Ano. A Vinícola Aurora ganhou como Produtor do Ano (empresa está há 85anos no mercado, processa 65 milhões de quilos de uvas ao ano, e exporta para 20 países). A Vinícola Guatambu Estância do Vinho, foi escolhida como Revelação Mundus Vini e o melhor Sommelier do Ano, eleito através do concurso realizado em parceria com a ABS Rio, foi Ramon Justino, do hotel Sofitel.

Cultura e Informação foram a linha mestra do seminário Vinho & Mercado, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Palestras e debates com temas : mercado produtor e importador, produção nacional, importação, marketing,venda, tributação e e-commerce. 

Os palestrantes:

Mario Pablo Silva – presidente da Wines of Chile e Carlos Paviani

Peterson Cantú – Presidente da Cantú

Leonardo de Andrade Costa – Coordenador e Professor de Direito Tributário na FGV

Gilberto Pedrucci -Presidente do Sindivinho e Enólogo

Alykhan Karim – CEO e Curador de vinhos da Sonoma

Claudio Czarnobay – Gerente da Nielsen.

Marieta de Moraes Ferreira – Diretora da FGV

Valdiney Ferreira – Coordenador da Wine Business FGV

Carlos Paviani, Diretor do Instituto Brasileiro de Vinho (IBRAVIN)

Em talk show, Mario Geisse contou sua belíssima trajetória profissional através dos vinhos e espumantes, onde o ponto alto foi o Cave Geisse 1998, considerado uma jóia brasileira na produção de espumantes.

O Festival envolveu milhões de pessoas, dos amantes do vinho aos produtores. Com a Feira Show, realizada nas margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, reuniu mais de mil pessoas,  sendo 33 expositores, mais de 450 rótulos de vinhos nacionais e estrangeiros  e presença da Interfood, Decanter, Caliterra, Zona Sul, Rio Sol, Villa Francioni, Miolo, Salton, Wine Mundi, Vila de Arouca, Dunamis, Batalha, Luiz Argenta, Premium, Cattacini e Bueno).

Nas master classes as apresentações do “Grandes Vinhos do TEJO-Portugal“, “VIGNO Vignadores de Carignan-Chile“, e “Um tour pela França por Belle Cave”.

Com  “Rio Rolha Zero” que este ano contou com a adesão de mais de 100 restaurantes, os estabelecimentos não cobraram a habitual taxa de rolha. Muitos restaurantes (entre eles Mr. Lam, Alloro, Cipriani, Mamma Jamma, Quadrucci, Zuka, Brigite’s e Fogo de Chão),  além de aderirem ao movimento, ainda ofereceram jantares harmonizados durante o festival. Foi sucesso!

Encerrando a festa, o Wine Bus, percorreu a cidade maravilhosa brindando os cariocas e a recepção da cidade ao festival. O percurso levou convidados por toda a orla carioca até a barra, aonde seria realizado o último evento: a Wine Out, uma feira de venda de vinhos com mais de 300 rótulos com preços promocionais realizada no Casa Shopping.

Agora é aguardar a nova data e deixar gelar até 2016!

Instagram: @marcelocopello

Facebook: vinhocommarcelocopello

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com