
MERLOT, estrela subestimada
Marcelo Copello
Mundo do Vinho
2516 Visitas
A Merlot é uma das mais fantásticas castas tintas do planeta vinho. Basta dizer que dela é feito o Petrus, um dos maiores dentre os maiores
Aguarde, processando!
2516 Visitas
A Merlot é uma das mais fantásticas castas tintas do planeta vinho. Basta dizer que dela é feito o Petrus, um dos maiores dentre os maiores
4696 Visitas
Antes de começarmos, aviso não se tratar do La Romanée-Conti, seu vizinho mais famoso, mas menos raro. Tive o privilégio de provar o La Romanée 1962 (e por isso escrevo este artigo), fato pelo qual agradeço aos que me proporcionaram e compartilharam comigo este momento.
2717 Visitas
Pesquisas do Coffee and Health, uma organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa, sugere que o café pode reduzir o risco de doenças hepáticas em até 70%.
2548 Visitas
O rosa é a cor do romantismo e da delicadeza.
3163 Visitas
Quando nos cursos de iniciação que ministro peço à um neófito que descreva um determinado vinho, noto que a dificuldade de expressão é imensa. Por que seria esta uma tarefa árdua? Por que sentimos a necessidade de transformar o líquido em palavras?
4739 Visitas
O cravo, cravo-da-índia , ou é uma especiaria poderosa, com grande concentração de aromas, contendo 20% de óleos essência.
6526 Visitas
Ter a mente ativa na velhice é o objetivo de 100% da população mundial.
3889 Visitas
Cerveja no lugar do shake de proteínas. Que tal?
3645 Visitas
“Connoisseur é um especialista que sabe tudo sobre alguma coisa e nada sobre qualquer outra coisa”, Ambrose Bierce.
Segurando a taça por sua haste, fez girar o líquido enquanto o observava com seriedade. Aproximou o nariz do copo e aspirou profundamente, de olhos fechados, até encher os pulmões.
5006 Visitas
Sauvignon Blanc é sinonimo de frescor, acidez e expressividade. Nada de timidez aqui, a Sauvignon Blanc é: "cheguei!".
4006 Visitas
Uma das muitas tradições do universo do vinho é a de batizar navios quebrando uma garrafa champagne contra seu casco. Mas como surgiu esta prática?
4733 Visitas
No seu próximo encontro, que tal um vinho tinto?
4402 Visitas
Um dos vinhos chilenos de maior prestígio no mudo está fazendo aniversário em grande estilo.
5342 Visitas
Tempero controverso, a pimenta é um divisor de águas na gastronomia, e alicerce na alimentação de algumas culturas. Só para citar alguns poucos exemplos, já imaginaram mexicanos, baianos e indianos sem a pimenta em suas vidas?
2887 Visitas
Caros amigos, é com muita alegria que anuncio: começa hoje a GRANDE PROVA VINHOS DO BRASIL 2017, que definirá quem são os melhores vinhos brasileiros do momento.
1920 Visitas
Um novo estudo publicado no Journal of Psychopharmacology, realizado por pesquisadores da Universidade de Liverpool, Universidade de Maastricht e King's College London, uma taça de álcool "pode ter efeitos benéficos na pronúncia de uma língua estrangeira".
A pesquisa testou os efeitos do álcool em alemães estudantes de holandes.
8609 Visitas
O III Simpósio Internacional Vinho e Saúde ocorreu em junho deste ano em Bento Gonçalves. O evento expôs uma série de novos trabalhos sobre o tema, mostrando que o vinho e outros derivados da uva, como o suco, são altamente benéficos à saúde, desde que consumidos com moderação. Após este simpósio a lista abaixo foi divulgada, o 15o item é por minha conta.
3356 Visitas
Bianco Breg 2005, Gravner, Friuli-Itália
4338 Visitas
“Dominai a terra!” ordena a Bíblia. Com este pensamento, o homem, o “rei da criação”, se tornou um déspota da natureza e por milênios depredou-a, provocando o efeito estufa, a destruição da camada de ozônio, a depredação das florestas, a deterioração do solo, a extinção de numerosas espécies de animais e vegetais, a poluição de rios e oceanos, a poluição das cidades pelo escapamento dos motores e o acumulo de restos radioativos. Os últimos séculos foram de antropocentrismo, com a exaltação do sujeito e de sua dominação sobre o objeto: o planeta. De um lado a cultura e a tecnologia, do outro a natureza selvagem, reduzida a estatísticas.
3912 Visitas
Segundo dados compilados de mais de 40 anos, desde 1970 até hoje, os críticos de vinho favorecem os vinhos tintos em detrimento dos brancos. Independente de preço, safra, uva ou região, a média de notas obtidas por tintos superam a dos brancos. Um complô não organizado em favor dos tintos?