Carregando

Aguarde, processando!

O vinho e a surdez de Beethoven

O vinho e a surdez de Beethoven

24/03/2021

Marcelo Copello

Personalidade

4189 Visitas

Por Marcelo Copello

Você sabia que foi o vinho que causou a surdez e a morte do grande compositor alemão, Ludwig van Beethoven? Essa foi a conclusão a que chegaram os cientistas ingleses que em 2012 apresentaram um estudo sobre o assunto.

.

A causa de sua surdez e da morte de Beethoven sempre foram um mistério, até que estudos feitos em fragmentos de cabelo e de seu crânio, encontraram uma dose de chumbo 40 vezes superior ao máximo aceitável.

.

A conclusão é que este chumbo viria do vinho, pois desde a Antiga Grécia até o século XIX era uma prática comum usar chumbo para “adoçar” e conservar vinhos.

.

Beethoven era de uma família ligada ao vinho, seu avô e seu bisavô eram comerciantes da bebida.

Ele adorava vinho, chegava a beber 3 garrafas inteiras ao dia (a ponto de ter cirrose) e dizia ter no vinho uma grande fonte de inspiração para compor. Ele tinha paixão por vinhos austríacos (morou próximo à Viena) e por rieslings alemães, é claro, e do húngaro Tokaji.

.

Não custa lembrar que hoje não se usa mais chumbo no vinho. Você pode degustar sua taça sem medo, de preferência ao som de uma das 9 sinfonias.

.

Até em seu leito de morte o vinho esteve presente. Poucas semanas antes de nos deixar Beethoven pediu a seu editor que lhe enviasse uma remessa de rieslings de Rheingau. O vinho chegou um dia antes de sua morte. Ao receber a notícia de que finalmente havia recebido o vinho, Beethoven percebeu que não seria capaz de bebê-lo. As últimas palavras que ele murmurou foram: “Pena, pena, é tarde demais”.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com