Por Marcelo Copello
Doidos de Pedra (o trocadilho veio pronto), assim posso chamar os enólogos da Ánforum criadores de recipientes de granito para elaboração de vinhos.
Nas ultimas décadas os materiais mais comums na elaboração e amadurecimento do vinho são o aço inox e o carvalho. Nos últimos anos, depois da “febre da barrica nova” visto do final do anos 1980 até inicio dos 2000, de vinhos excessivamente barricados, os enólogos buscaram alternativas. Surgiram então vinhos feitos em ânforas (uma técnica ancestral), além de um retorno ao cimento, cerâmica, tonéis usados etc. Agora chegou a vez dos “ovos de granito”.
Leia sobre o carvalho em: www.marcelocopello.com/post/como-o-carvalho-altera-aromas-e-sabores-do-vinho
Segundo os criadores desta nova tecnologia, o granito é poroso e aportara microoxigenação ao vinho (tal qual a madeira), é fácil de limpar, evita contaminações, além de manter a temperatura estável sem necessitar de controle externo.
Vale lembrar que é comum em Portugal, embora não só lá, o uso de lagares de granito para elaboração de muitos vinhos, principalmente o Vinho do Porto.
Segundo o idealizadores do produto, os vinhos ficarão mais untuosos e com mais volume, graças a sua forma oval que perimte movimento mais natural e continuo do vinho, além de, obviamente mais minerais, pelo contato direto com a “mineralidade da pedra” (sic)
A Bodegas Santiago Roma, de Rias Baixas (da Galícia, norte da Espanha), já prepara o primeiro vinho feito em pedra, será um branco Albariño.
Dê uma olhada no site destes doidos de pedra em: www.anforum.es