Carregando

Aguarde, processando!

Winston Churchill e o vinho

Winston Churchill e o vinho

18/11/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2214 Visitas

O mais famoso ex-primeiro ministro da Inglaterra que viveu entre 1874 e 1965 foi um grande apreciador de vinhos e charutos. Winston Churchill já começava com vinho no café da manhã, quando normalmente tomava um vinho branco alemão bem leve. Entre as refeições bebia lentamente pequenos goles de whisky escocês diluído em bastante pague. Para almoço e jantar começava invariavelmente com Champagne, seguido de Bordeaux e finalizando com Vinho do Porto. A marca de Champagne predileta de Churchill era a Pol Roger, que em sua homenagem batizou seu melhor Champagne, o Cuvée Sir Winston Churchill, cuja primeira safra foi 1975, lançada em 1984. Há outros vinhos que levam o nome Churchill, mas não confunda pois se referem a outras pessoas que não Sir Winston. O Porto Churchill-Graham, da família Grahams, foi fundado pelo  casal John Graham’s e CarolineChurchill. Enquanto os vinhos brasileiros Valmarino-Churchill, tem Nathan J. Churchill, como sócio da empresa. Winston Churchill era também um grande frasista. Aqui vão algumas de suas famosas frases:

"Tirei mais proveito do álcool do que o álcool tirou de mim”.

Quando completou 90 anos, um repórter perguntou a ele "qual o segredo dessa longevidade?" E ele respondeu - O esporte, meu caro, o esporte... nunca os pratiquei.

"O vício inerente ao capitalismo é a distribuição desigual de benesses; o do socialismo é a distribuição por igual das misérias."

"A democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos".

"Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha."

Quando Churchill fez 80 anos um repórter de menos de 30 foi fotografá-lo e disse: - Sir Winston, espero fotografá-lo novamente nos seus 90 anos.

Resposta de Churchill:

- Por que não? Você me parece bastante saudável.

Telegrama trocado com Bernard Shaw

- "Tenho o prazer e a honra de convidar digno primeiro-ministro para primeira apresentação minha peça Pigmaleão. Venha e traga um amigo, se tiver."

Resposta de Churchill

- "Infelizmente não poderei comparecer primeira apresentação. Irei à segunda, se houver."

Discurso do General Montgomery:

"Não fumo, não bebo, não prevarico e sou herói de guerra"

Churchill comentou com o colega ao lado:

"Eu fumo, bebo, prevarico e sou chefe dele."

Durante um bate-boca no Parlamento inglês, deputada oposicionista para Churchill

"Se V. Exa. fosse o meu marido, colocava veneno em seu café!"

Churchill, com muita calma, respondeu:

- "Se eu fosse o seu marido, eu tomava esse café!"

"Diálogo de Churchill e Elizabeth Braddock:

- Senhora, você é feia.

- Senhor, você está bêbado

- Pela manhã, ao menos, estarei sóbrio.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com