Carregando

Aguarde, processando!

Você sabe como combinar carne com vinho branco?

Você sabe como combinar carne com vinho branco?

05/09/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2115 Visitas

Por Marcelo Copello

Combinar carne com vinho tinto e peixe com vinho branco é fácil. E o oposto, é possível? Sim, com certeza, desde que feito com ciência.

Eu já falei aqui de como combinar peixe com vinho tinto e hoje falo de como combinar carne com branco.

Para quem, com eu, adora vinhos brancos e não abre mão de boas carnes, aí vão algumas dicas. A única carne que realmente não combina com brancos é a carne vermelha, de boi, mas há diversos outros tipos de carne que, conforme a receita, podem ficar ótimas com vinhos brancos. (uma receita excelente: Riesling, costela suína e molho especial)

Um exemplo é o vitelo, que não deixa de ser carne de boi, mas é o boi novo, com até 1 ano de idade. Sua carne é rosada, quase branca, e pode casar muito bem com um vinho branco encorpado. Basta prepará-lo com molhos e acompanhamentos mais leves. Que tal grelhar um medalhão alto de vitelo, mal passado, em crosta de ervas castanha moída, com molho de manteiga, gengibre e redução de tangerina? Para este preparo minha sugestão seria um Chardonnay barricado.

Anote aí alguns tipos de carne que podem combinar bem com vinhos brancos: além do vitelo, a carne de porco, cordeiro, coelho e aves como frango, pato, peru, perdiz, faisão e codorna. Não esqueça de que para combinar com vinhos brancos a receita e os acompanhamentos precisam ser mais leves!

Cadastre-se aqui no site e receba nossa newsletter com tudo sobre o mundo do vinho!

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com