Carregando

Aguarde, processando!

Vinhos naturais são formalmente reconhecidos na França

Vinhos naturais são formalmente reconhecidos na França

27/03/2020

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

55 Visitas

Depois de dez anos de negociações é uma criada uma categoria para os naturais

Por Marcelo Copello

Finalmente. Acho que era o que faltava para os vinhos naturais serem a sério pelo mercado. Afinal, sem um critério para saber o que é “vinho natural” fica difícil falar de uma categoria, que formalmente não existia. Ao menos na França, agora existe.

Depois de 10 anos de trabalho conjunto do Ministério da Agricultura da França, junto com a Instituto das Apelações de Origem (INAO), o Instituto Anti-Fraude francês e a recém criada União dos Vinhos Naturais, foi criada uma lista de critérios e um protocolo dedicado a nova categoria.

A denominação agora criada e regulada é “Vin Méthode Nature”, já que o termo “vinho natural” tem seu uso proibido na Europa (o que faz sentido, pois significaria dizer que os vinhos não certificados são artificiais).

Os critérios são:

Uvas colhidas à mão
Vinhedos certificados como orgânicos
Uso de leveduras exclusivamente indígenas
Proibidos aditivos e técnicas consideradas violentas, como a osmose-reversa
Sulfitos (conservante) em um máximo 30 mg/l

Há duas versões de selo que será usado nas garrafas certificadas: com e sem sulfitos.

O fato é muito positivo, um avanço para colocar a categoria no grande mercado. Os vinhos “de método natural”, devidamente certificados, tem muito a agregar e a ensinar.

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com