Carregando

Aguarde, processando!

Vinho e Carnes de Caça - força e elegância

Vinho e Carnes de Caça - força e elegância

07/09/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

980 Visitas

Por Marcelo Copello

Certa vez ao visitar um amigo na Europa constatei que havia uma imponente espingarda na mala de seu carro. Ante meu espanto ele explicou que eu jantaria as perdizes que ele iria caçar naquela tarde...

Embora no Brasil seja incomum, em vários países o hábito de caçar permanece vivo, e as carnes de caça são muito apreciadas. O diferencial destas iguarias reside em dois pontos principais: estes animais de vida selvagem vivem livres e se movimentam mais do que os criação e, portanto, sua carne é mais magra, leve e saudável. O outro ponto é sua alimentação, que é mais rica, variada e natural do que a ração dada às espécies de cativeiro, enriquecendo o sabor de sua carne.

Assim, os pratos de caça agregam sabor intenso e complexo à certa delicadeza e elegância. Naturalmente, o que se oferece quase sempre em restaurantes em todo o Brasil não é caça genuína, daquelas onde se acha chumbo dentro, mas é possível encontrar boas carnes, das mesmas espécies, seguindo receitas tradicionais, que proporcionam grandes harmonizações.

A aspectos fundamentais da carne de caça: elegância e força. Para os vinhos deve-se buscar: complexidade e especiarias. Uma harmonização de vinhos com carnes de caça terão sempre, ao menos como ponto de partida, a tradição.

Tente vinhos com longo amadurecimento em madeira mas ao mesmo tempo mais maduros e delicados, de safras mais antigas se possível. Barolo, Babaresco (Itália), Borgonha, Hermitage (França), Rioja (Espanha). A preferencia deve ser por vinhos já maduros, de safras mais antigas.

DICA: para preparar carnes de caça e torná-las ainda mais amigas do vinho use para temperar uma infusão feita em azeite com canela, gengibre e cardamomo.

leia também: Receita de Arroz de Polvo

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com