Carregando

Aguarde, processando!

Uma vinícola no Rio de Janeiro

Uma vinícola no Rio de Janeiro

17/08/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

11687 Visitas

Por Marcelo Copello

Outros já tentaram*, ele conseguiu. O engenheiro José Cláudio Rego Aranha está lançando ao mercado o primeiro vinho produzido no estado do Rio de Janeiro.

Vinícola Inconfidência fica Secretário, na região de Itaipava. Visitei o projeto há cerca de 2 meses e achei a proposta séria e promissora.

Aposentado do BNDES, ele foi convidado por amigos para comprarem juntos vinhedos em Mendoza-Argentina, mas preferiu algo mais perto. “Toda vez que eu quisesse ver meu vinhedo teria que pegar um avião? Decidi fazer aqui mesmo em minha casa” contou José Cláudio. O projeto então nasceu da preguiça e comodidade? Não. As dificuldades enfrentadas por este pioneiro foram grandes e vencidas com muito trabalho.

Hoje a vinícola conta com quatro hectares de vinhedos em solos de areia sobre argila. Dois implantados em 2010 (com Sauvignon Blanc, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Syrah) e dois em 2015 (Viognier e Syrah). Para 2016 os planos são plantar castas italianas, como a Nero d’Avola, uma paixão pessoal de José Cláudio.

A intenção é também construir uma vinícola no local, mas enquanto isso este investimento não for feito as as uvas são vinificadas na Epamig (em Caldas-MG) sob a consultoria do engenheiro agrônomo Murillo Regina. “Eu alugo uma van que faz várias viagens, que duram 7 horas cada, sempre noturnas para as uvas não sofrerem com o calor” relata José Cláudio.

A viticultura aqui segue o mesmo sistema de outros projetos capitaneados por Murillo Regina, com a chamada dupla poda (em agosto e janeiro), de forma a manejar as uvas para uma colheita de inverno, em julho, fugindo do calor e da humidade.

O projeto mal foi lançado e já causa grande curiosidade. José Cláudio conta que já é procurado por curiosos que visitam a região em busca do vinho, o que o motivou a ter como próximo passo o investimento em enoturismo, com a construção de uma loja no local.

Os dois primeiros vinhos a serem lançados comercialmente (o que está previsto para setembro), são o Sauvignon Blanc 2015 e o Cabernet Franc 2015. São vinhos jovens, sem madeira e de videiras ainda na infância. Ambos foram avaliados em primeira mão na Grande Prova Vinhos do Brasil em junho, com 82 pontos para o Cabernet Franc e 85 pontos para o Savignon Blanc  - uma bela estréia! (Veja  Quais são os melhores vinhos do Brasil?)

O Sauvignon Blanc tem cor muito clara, branco papel, aroma delicado e floral, paladar magrinho, macio e fresco, formando um conjunto muito bem elaborado e com tipicidade da casta. O Cabernet Franc (que leva 3% de Merlot e 5% de Cabernet Sauvignon) tem cor rubi violácea entre clara e escura, com notas verdes típicas da casta, notas de café, amora, paladar ainda um pouco desequilibrado, precisando mais tempo de garrafa.

Ambos foram avaliados em primeira mão na Grande Prova Vinhos do Brasil em junho, com 82 pontos para o Cabernet Franc e 85 pontos para o Savignon Blanc  - uma bela estréia!

Assine a newsletter pelo site www.marcelocopello.com e receba todas as informações sobre o mundo do vinho. E se curtiu, compartilhe!

-------

(* O estado do Rio já registrou tentativas de fazer vinhos nas montanhas fluminenses, em Macuco, próximo à cidade Friburgo e no Vale das Videiras, em Petrópolis, mas o clima chuvoso e propensão à pragas frustrou as empreitadas.)

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com