Carregando

Aguarde, processando!

Sommelier Campeão Mundial dá conselhos aos brasileiros

Sommelier Campeão Mundial dá conselhos aos brasileiros

16/08/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2334 Visitas

Por Marcelo Copello

Ele não desiste nunca. Um exemplo para nossos sommelier e, porque não, para nossos atletas olímpicos.

Paolo Basso, sommelier campeão mundial em 2013, treinou por 15 anos até conseguir o título. Neste percurso conseguiu incríveis três segundos lugares seguidos, em 2000, 2007 e 2010. Quase chegar lá por três vezes já teria levado qualquer um a desistir.

Basso, que faz a carta de vinhos da Air France, esteve no Rio de Janeiro para conduzir uma prova dos vinhos de bordo. O evento aonteceu no Club France, a casa olímpica da França, e lá ele me concedeu esta entrevista exclusiva.

Basso, entre outras coisas, falou sobre as qualidades e habilidades necessárias para ser um bom sommelier e deu conselhos e dicas para nossos profissionais que querem ser campeões como ele:

Estudar muito, não apenas degustar.
Dedicar muito tempo, todo seu tempo livre, incluindo suas férias
Ser mente aberta e não ter nenhum pré julgamento ou preconceito com nenhum vinho.
Degustar buscando entender a qualidade do vinho e de forma obcecada por adivinhar sua origem. Degustar não é um jogo de adivinhação, mas sim de compreensão
Para ser um bom sommelier em um restaurante você deve ser capaz não apenas de provar e selecionar bons vinhos, mas sim de cuidar de toda a cadeia que envolve: 1-selecionar os vinhos, 2-comprar, 3-gerenciar seu estoque, 4-vender.

VEJAM A ENTREVISTA!

Gostou deste post? Compartilhe e assine nossa newsletter

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com