Carregando

Aguarde, processando!

Rio mergulha no universo do vinho em semana de eventos do Rio Wine and Food Festival

Rio mergulha no universo do vinho em semana de eventos do Rio Wine and Food Festival

25/10/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

919 Visitas


Da abertura informal no CADEG passando por jantar com premiação no Copacabana Palace, o evento realizou seminários, feiras, degustação itinerante e terminou com atrações exclusivas no Fashion Mall.
 
Na última semana, entre os dias 17 e 23 de outubro, o Rio recebeu o Rio Wine and Food Festival, um dos maiores eventos de vinho e gastronomia do país. A agenda incluiu diversos eventos que aconteceram de forma simultânea, começando pela abertura informal no CADEG, passando pelo jantar de abertura oficial e premiação no Copacabana Palace, e terminando em ações diversas no Fashion Mall, tudo visando a democratização do vinho, e atraindo o grande público a fim de desmistificar a bebida e a gastronomia. Não à toa, o evento já faz parte do calendário oficial da cidade. 


 
Antes do início da semana, no dia 15, o CADEG recebeu a abertura informal do RWFF com a presença de produtores, degustações e promoções, venda de vinho em taças e música ao vivo, aumentando em cerca de 20% o movimento do CADEG. Já o jantar do Copacabana Palace no dia 17, contou com a presença de mais de 200 convidados entre autoridades, trade e personalidades do mundo do vinho. Wallace Neves do Hotel Sheraton recebeu o prêmio de Sommelier do Ano, enquanto Adolfo Lona recebeu o prêmio de Personalidade do Ano e a Famiglia Valduga foi contemplada com o troféu Produtor do Ano. A Decanter levou o prêmio de Importador do Ano, e a Revelação Mundus Vini contemplou a Vinícola Guaspari.

No dia 18, o recém-inaugurado Centro Cultural da FGV em Botafogo, o seminário Vinho & Mercado debateu o mercado com os principais nomes do setor. O evento foi um sucesso de público, com mais de 500 inscritos. Já o terceiro dia de Rio Wine and Food Festival foi especialmente focado em educação vínica. Pela manhã do dia 19, a casta Cabernet Sauvignon foi o tema do seminário oferecido pela Viña Santa Rita, com as presenças de Marcelo Copello, anfitrião do RWFF, Manoel Beato, Andres Illabaca, enólogo chefe da Viña Santa Rita, e Gerardo Leal, também da Viña Santa Rita, no Copacabana Palace. Pela tarde, a master class sobre Carmeneres aconteceu simultaneamente a Feira de vinhos de Colchágua - Chile, em ação das Viñas de Colchagua e Pró Chile

Na quinta-feira, a Feira Show de Vinhos, no Clube Piraquê, foi uma das principais atrações da semana, com vinhos de todo o mundo e presença de produtores, importadoras, produtores em busca de importadores, lojistas e supermercadistas. Paralelamente, o evento realizou duas master classes: Vindame: Grandes Vinhos de Terroir - Alemanha e Espanha e Grécia (GRK) - Sol, mar azul, cultura e excelentes vinhos. 

O último final de semana do festival teve atrações especiais para o público. Uma das atrações mais descontraídas e concorridas, o Wine Bus -degustação itinerante para cariocas e turistas em um ônibus panorâmico - passeou com os enófilos pelos principais pontos turísticos da cidade no sábado, 22. O itinerário de 3 horas no ônibus de dois andares, começou em Ipanema, na Praça General Osório e passou, entre outros locais, pelo Forte de Copacabana, o Pão de Açucar, os arcos da Lapa e a Igreja da Candelária, tudo acompanhado por degustações. 

Paralelamente, o Wine Out tomou conta do Fashion Mall em um espaço enocultural desgutações, foodbikes, palestras, lançamentos e venda especial de vinhos, em um ambiente especial com música ao vivo. Outra atração foram as master classes, “Como degustar um vinho - com ciência e emoção, mas sem frescura”, com Marcelo Copello, vinhos de Bordeaux por Homero Sodré, Leste Europeu por Rafael Puayu e "Harmonização Enogastronômica. Princípios sensoriais", com a International Sommelier Guild.

Além de todos os eventos, os principais restaurantes da cidade participaram do evento realizando wine dinners e degustações, e participando do Rio Rolha Zero, que possibilitava ao cliente levar sua garrafa de vinho sem pagar a taxa de rolha. Uma semana cheia de atrações que deixará cariocas e turistas com saudades e ansiosos pela edição 2017. 

  

Consulte a programação completa da semana e vinhos disponíveis no site ou Facebook

SITE: www.riowineandfoodfestival.com.br

FACEBOOK: www.facebook.com/riowineandfoodfestival

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com