Carregando

Aguarde, processando!

Receita de Pastel de Tentúgal

Receita de Pastel de Tentúgal

31/01/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1940 Visitas

Conforme prometido ontem segue a receita de Pastel de Tentúgal. Sobre a história deste e de outros doces conventuais portugueses leia no post de ontem: 

Doces Portugueses – pecado abençoado pelas freiras

Fonte: livro Cozinha Tradicional Portuguesa de Maria de Lourdes Modesto.

Recheio:

Ingredientes:

Água

250g de açúcar

            12 gemas de ovos

Preparo do Recheio: diluir o açúcar em água até atingir o ponto de pérola. Adicionar as gemas e bater a mistura.

Para a massa:

500g de farinha (a farinha utilizada deve ser de ótima qualidade para que a massa fique bem elástica e possa ser esticada até se tornar tão fina como papel vegetal)

200ml de água

sal

200g de manteiga de manteiga derretida

açúcar de confeiteiro para decorar

Preparo da massa:

Peneire a farinha várias vezes para dentro e faça uma cova no meio, onde se coloca duas colheres de sopa de manteiga (ou margarina) derretida. Misture.

Aqueça a água onde previamente se dissolveu o sal. Adicione a água, pouco a pouco, à farinha. Trabalhe bem a massa, até despregar das mãos. Molde a massa em bola e coloque num prato previamente polvilhado com farinha. Polvilhe a massa também com um pouco de farinha e cubra com uma tigela aquecida. Deixe repousar por ao menos 30 minutos.

Para quem não dispuser de uma grande sala para esticar a massa, pode-se fazer por partes. Estenda um pano sobre uma mesa. Pincele a superfície da massa com um pouco de manteiga derretida e retire pedaços de massa, que se estendem, primeiro, com o rolo, e, depois, se esticam com os dedos, tendo o cuidado de não romper a massa. Esta deve ficar tão fina como uma folha de papel vegetal.

Corte esta massa em retângulos com 14cm por 10cm. As bordas espessas de massa não devem ser aproveitadas.

Montagem:

Derreta a manteiga (ou margarina) em banho Maria. Depois sobreponha quatro folhas de massa, pincelando-se com manteiga derretida à medida que vão se sobrepondo.

Coloque duas colheres de sopa de ovos-moles sobre o retângulo de massa (com quatro folhas) e enrole o pastel. Dobre as pontas para cima e leve os pastéis ao forno alto por alguns minutos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com