Carregando

Aguarde, processando!

Que vinho decantar?

Que vinho decantar?

17/02/2017

Marcelo Copello

Brasil

617 Visitas

Chamamos de decantar ou aerar, quando colocamos o vinho em uma espécie de jarra larga de vidro, chamada de decanter. 

Isso pode ser feito por dois motivos, o 1º é para separar o vinho de possíveis borras, aquele sedimento que fica no fundo da garrafa. Isso acontece com vinhos mais velhos ou vinhos não filtrados.

O 2º e mais frequente motivo para decantar um vinho é para aerá-lo. Tintos jovens e encorpados ficam mais macios e mostram melhor seus aromas depois de 1 ou 2 horas de decantação. Faça o teste, os vinhos melhoram mesmo.

Vinhos muito velhos, de mais de 20 anos, são mais frágeis, evite decantá-los ou se o fizer decante e sirva imediatamente.

Leia também: Napoleão Bonaparte e o Vinho

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com