Carregando

Aguarde, processando!

Quantas uvas há no mundo?

Quantas uvas há no mundo?

06/10/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

4446 Visitas

Por Marcelo Copello

Você tem ideia de quantas variedades de uvas há no mundo? Não são 10 nem mil, são mais de 10 mil!  

É importante que você saiba que existem duas famílias principais de uvas, as espécies viníferas e as não viníferas. As não viníferas, ou uvas americanas, são as que compramos na feira para comer in natura, as que fazem suco de uva e os ditos vinhos de garrafão. No Brasil a principal uva americana é a  Isabel.

Pela lei brasileira estes vinhos são chamados de vinhos de mesa ou vinhos comuns. Mas estes vinhos definitivamente não nos interessam, pois sua qualidade é inferior.

Leia também em Há uvas brancas no meu vinho tinto?

As uvas viníferas, são as que fazem o que chamamos de vinhos finos. Existem cerca de 5 mil variedades de uvas viníferas,as mais famosas são tintas Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Carmenère, Syrah e Pinot Noir. E nas brancas, a Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling. No mundo os países que mais tem uvas diferentes são Itália e Portugal.

As uvas mais plantadas no mundo para a produçãoo de vinhos finos são a Cabernet Sauvignon e a Merlot, e a produção mundial é dominada por 3 países que produzem 54% do vinho no mundo: Itália, França e Espanha.

Cadastre-se e saiba mais sobre o mundo do vinho: Clique aqui 

facebook: vinhocommarcelocopello

instagram: @marcelocopello

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com