Carregando

Aguarde, processando!

Quantas bolhas há numa garrafa de espumante?

Quantas bolhas há numa garrafa de espumante?

30/08/2019

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2500 Visitas

Por Marcelo Copello

Prepare-se para tirar onda com seus amigos ao espocar a próxima rolha.

Quantas bolhas estão contidas em uma garrafa de espumante? A resposta é surpreendente: 49 milhões de bolhas em uma única garrafa!

A “descoberta” é do cientista Bill Lembeck. Como ele chegou a este número? Vejam a explicação do engenheiro e saudoso amigo Edgar Rechtschaffen:

“Uma garrafa de champagne ou espumante elaborado pelo método Champanoise está em média submetida à uma pressão de 5,5 atmosferas, o que implica que a garrafa contém 5,5 vêzes o seu volume na forma de CO2 – gás carbônico. Portanto, uma garrafa de 750 ml contém 750x5,5 = 4125 ml de gás dissolvido. Com ajuda de modernos equipamentos, Lembeck determinou que o diâmetro médio de uma bolha de gás contida no Champagne é de 0,51 mm. Portanto, o volume de uma bolha com forma esférica é 69 milionésimos de mililitros. A partir daí ele postulou que 750 ml de CO2 permaneceriam na garrafa, não se transformando em bolhas. Assim, subtraindo estes 750 ml. Do total de 4125 ml, restariam 3375 ml de gás disponível para se transformar em bolhas. Finalmente, dividindo este volume pelo volume das bolhas, Lembecj conclui que existem 49 milhões de bolhas por garrafa de espumante”.

Leia também: Histórias e lendas sobre o Champagne

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com