Carregando

Aguarde, processando!

Qual o vinho para o Bacalhau

Qual o vinho para o Bacalhau

01/04/2021

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1861 Visitas

Qual o vinho para o bacalhau?

.

Por Marcelo Copello

.

A Semana Santa está batendo na porta e todo mundo quer saber que vinho combina com BACALHAU, e principalmente, se é tinto ou branco.

.

A reposta é “DEPENDE”.

.

Se for uma receita mais suave e cremosa, do tipo, “Bacalhau com Natas” ou “Brandade de Bacalhau”, o ideal é um branco.

.

Se for uma receita mais forte, com tomates e azeitonas, como “Bacalhau à Gomes de Sá” ou “Bacalhau ao Zé do Pipo”, ai o ideal é um tinto.

.

Eu recomendo vinhos portugueses – nos brancos gosto muito dos da uva Encruzado e dos da Alvarinho.

.

Nos tintos o leque de opções é grande, e podem ser de várias uvas e regiões, como Alentejo, Douro ou Península de Setúbal, o importante é terem presença e caráter.

.

Mas aí você pergunta, peixe com vinho tinto? Sim, é possível conforme o peixe e conforme ele for preparado. No caso no bacalhau, é um peixe de sabor mais intenso e mais salgado (o que ajuda os tintos). Outros peixes que também podem ficar bons com tinto, conforme a receita são salmão, atum, anchova, enguia e lampreia (peixe tipico de Portugal).

.

Pois é, com dize os portugueses “bacalhau não é peixe, bacalhau é bacalhau”

.

Gostou deste post? Mande para um amigo que curte bacalhau!

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com