Carregando

Aguarde, processando!

Qual o vinho ideal para o Coq-au-vin ou galo ao vinho?

Qual o vinho ideal para o Coq-au-vin ou galo ao vinho?

31/07/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1992 Visitas

Por Marcelo Copello

Coq au Vin, ou Galo ao Vinho, é um prato típico francês, originalmente feito com um galo velho cozido longamente em vinho, para que o vinho amacie sua carne.

Reza a lenda que este prato foi criado na antiga Roma, quando os gauleses, cercados pelo exercito romano, enviaram como símbolo de rendição, uma galo de briga ao imperador romano Júlio César. Este que respondeu com um convite para um jantar, no qual foi servido como prato principal o galo cozido em vinho.

Coq au Vin é uma receita simples, que eu mesmo faço em casa com sobras de vinho. Obviamente uso frango e não galo. O Coq au Vin, pode ser feito com qualquer tipo de vinho, branco, espumante, rosé, mas o tradicional é com tinto.

E qual o vinho ideal para acompanhar esta receita? Sirva o mesmo tipo de vinho usado para cozinhar. No caso de ter cozinhado com tinto, o ideal é servir um tinto jovem, leve e fresco, que pode ser um Borgonha, um Cru de Beaujolais ou um Pinot Noir do novo mundo, como um chileno ou um brasileiro.

Dos Pinots nacionais eu gosto dos da Aurora, Suzin, do RAR da Miolo e do Basaltino, da Pericó.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com