Carregando

Aguarde, processando!

Qual o vinho da sua mãe?

Qual o vinho da sua mãe?

10/05/2018

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2002 Visitas

Por Marcelo Copello

Mãe é tudo igual e só muda o endereço? Nem tanto meus caros, nem tanto. Quem acha isso deve achar que vinho também é tudo igual, só muda o preço. O que toda mãe tem em comum é o incondicional amor por nós, seus filhos. Cada uma, contudo, tem seu jeito de amar e para ajudar na escolha do vinho que você vai oferecer para sua mamã no dia dela, traçamos aqui alguns perfis maternos com sugestões de 8 vinhos, um para cada tipo de mãe, entre tintos, brancos, espumantes, roses e Porto.

Mãe SUPERPROTERORA
Ela faz tudo para o filho, o rei absoluto!  Seu prazer é mimá-lo. Tudo o que ele faz é lindo, até seu cocô é cheirozinho.
O filho desta mãezona por vezes é inseguro e tem dificuldade de escolher. Vá então para uma compra segura, uma marca famosa, de qualidade comprovada e com estilo que agrada a todos. Nada de correr riscos querendo inventar, vá no certo!
Vinho: Angelica Zapata Malbec 2008, Catena Zapata, Mendoza-Argentina
Onde comprar: www.mistral.com.br
Um tinto com corpo e elegância, que vai agradar a mãe e a toda a família

Mãe AUTORITÁRIA
Mãe à moda antiga. Educar é dar bronca. Disciplina é a palavra de ordem.
Opte pela tradição! Escolha um vinho do Porto, que pode ir acompanhado de uma caixa de chocolates e flores. Ela vai adora este vinho sério e tradicional, mas que no fundo é doce, como ela.

Vinho: Porto Burmester LBV 2006, Porto-Portugal.
Onde comprar: www. alentejana.com.br
O porto ideal para o chocolate.

Mãe FOFA
Mãe carinhosa e atenciosa, é abraço e “eu te amo” o tempo todo.
Escolha um vinho meio-doce, macio e perfumado, bem “fofo” e bem “florzinha”, como ela.

Vinho: Moscato D’Asti Bosc D’la Rei 2009, Batasiolo, Asti-Itália
Onde comprar: www.mxbrands.com.br
Um branco frisante, leve e meio doce, sua mãe vai adorar.

Mãe  NEURÓTICA
A mãe alarmista. Filho brincando caiu? “Ai meu Deus! Corre pro hospital!”. Estas mães são obcecadas por limpeza, higiene e segurança.
Dê um vinho sem madeira, elaborado na assepsia do aço inox e se possível vedado com screw cap (tampa de rosca)… sem risco de nenhuma infecção, de bret ou TCA, bactéria ou problemas com a rolha!

Vinho: Crios Rosé 2008, Suzana Balbo, Mendoza- Argentina 
Onde comprar: www.cantu.com.br
Um rosé refrescante e com toda limpeza que sua mãe quer nos aromas e sabores .

Mãe PAZ E AMOR
Uma mãe alto astral, desencanada, o oposto da neurótica, que sempre vê o lado bom de cada coisa. Filho caiu? Então levanta e volta a brincar!
Sua escolha não pode ser outra: uma Champagne, para celebrar a vida!

Vinho: Espumante Maria Valduga 2006, Casa Valduga, Vale dos Vinhedos-Brasil
Onde comprar: www.casavalduga.com.br
Um dos melhores espumantes brasileiros, em uma garrafa lindíssima.

Mãe SAUDÁVEL
São esportistas, sempre preocupara com o politicamente correto, a saúde e a beleza
Ela vai se encantar com um vinho totalmente natural, sem agrotóxicos ou conservantes. Dê junto com a garrafa um kit de “vacu-vin”, a bombinha e rolha para conservar o vinho aberto, para que ela possa tomar uma taça ao dia, todos os dias, como recomendam os médicos!

Vinho: Pinot Gris Rosenberg 2004, Barmès Buecher, Alsacia-Franã
Onde comprar: www.portoaporto.com.br
De um produtor biodinâmico, este branco com um toque de doçura é envolvente e com um elegante toque mineral, com pureza e sofisticação.

Mãe MODERNA
São as mães intelectuais e sempre antenadas com as últimas novidades.
Para quem quer estar na vanguarda das tendências, dê a ela um “orange wine”, vinhos elaborados de forma natural e radical.

Vinho: Ribolla Anfora 2005, Gravner, Friuli-Itália
Onde comprar: www.decanter.com.br
Elaborado com uvas brancas ultra maduras, maceradas com suas cascas e longo amadurecimento em ânforas de barro.    

Mãe RESPONSÁVEL
Adulta e responsável, ensina aos filhos pelo exemplo, mostrando o equilíbrio, o bom senso,  mostrando o caminho para a maturidade.
Esta mãe merece um bom Bordeaux. Um clássico, equilibrado e para guarda, para ser aberto na hora certa, sem pressa.

Vinho: Château Potensac 1999, Bordeaux-França
Onde comprar: www.todovino.com.br

Encerro lembrando que a brincadeira acima mostra apenas alguns traços da personalidade de muitas mães. Certamente sua mãe tem algumas pitadas de várias das mães acima, além de traços únicos e só dela. O que vale, como sempre, é o amor materno, a ser brindado com um belo vinho, seja ele qual for.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com