Carregando

Aguarde, processando!

Quais os alimentos difíceis de combinar com vinho?

Quais os alimentos difíceis de combinar com vinho?

12/10/2018

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2161 Visitas

Por Marcelo Copello

É bom lembrar que apesar da virtualmente infinita variedade de tipos e estilos de vinhos, uvas, países, regiões e terroirs, que se prestam a todos os gostos e ocasiões, existem, no entanto, alimentos que são bem difíceis de combinar com vinho. Eu disse difíceis, mas não impossíveis.

Geralmente os sabores extremos são difíceis, como alimentos muito ácidos, muito amargos ou muito picantes.

Por exemplo:

- Picles, Vinagre ou qualquer vinagrete

- Frutas cítricas, como limão, laranja e abacaxi

- Saladas muito temperadas

- Folhas verdes escuras como espinafre e couve

- Pratos com muita pimenta

- Alimentos com algum amargor como feijão preto, feijoada e chocolate são dificeis

- Alcachofras

- Aspargos

- Ovos

- Dendê

- Curry

- Sorvete

- Wasabi e Shoyu

Estes são todos alimentos complicados de combinar com vinho, mas não impossíveis. Em alguns casos estes alimentos de sabor radical, se combinados com ciência, com o vinho exato, podem proporcionar harmonizações fantásticas. Que vinho com o que? Isso seria tema para vários posts, mas adianto que para sabores radicais, vinhos de exceção às vezes resolvem, como Porto e Jerez.

Veja mais em Os aromas do sr porto

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com