Carregando

Aguarde, processando!

PROWEIN NÃO VIRÁ AO BRASIL

PROWEIN NÃO VIRÁ AO BRASIL

05/02/2019

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

460 Visitas

Por Marcelo Copello

A ProWein, uma das maiores feiras de vinho do mundo, está completando 25 anos. Por e-mail conversei com Marius Berlemann, Global Head Wine & Spirits Director ProWein, que me contou muitas novidades, e me esclareceu uma dúvida que tem ocorrido no mercado, a ProWein nada tem a ver com uma feira quase homônima que acontecerá em São Paulo em 2019. Ficou claro, a Prowein não virá ao Brasil.

Marcelo Copello: O que podemos esperar do ProWein Düsseldorf 2019? Quantos expositores, países, visitantes?

Marius Berlemann: Contamos com cerca de 6.800 expositores de todo o mundo. Esperamos que os Who's Who da indústria, com espaço para todos, desde os grandes produtores até produtor boutique ou raridades artesanais. Quase 400 produtores de destilados também estarão presentes. Haverá também um programa focado de eventos complementares, conduzidos diretamente nos estandes dos expositores ou no Fórum ProWein. Contaremos novamente com ma grande espaço de degustação apresentar os vinhos vencedores da edição da primavera do concurso MUNDUS VINI. Em nossa seção de vinhos orgânica destacaremos as principais associações internacionais de vinhos orgânicos e numerosos produtores. Em nossa área de bebidas artesanais, chamada de "o mesmo, mas diferente", esperamos cerca de 100 expositores com cerveja artesanal, destilados artesanais e cidra. Todos os dez salões de feiras estão completamente ocupados. Este escopo e qualidade incomparáveis ​​são precisamente o motivo pelo qual a ProWein é o encontro mais importante para a indústria internacional de vinhos e destilados. Esta oferta atrairá novamente grande quantidade de profissionais de todo o mundo. Tivemos na ProWein 2018 mais de 60.000 visitantes profissionais de 133 países vieram para Düsseldorf.

MC: O que há de novo na edição de 2019?

MB: Primeiro de tudo, é a nova safra que estará presente na ProWein 2019. Também a ProWein celebrará seu aniversário de 25 anos em 2019 com uma variedade de pequenas novidades. Isso inclui a campanha "Coming Home for ProWein", com uma edição especial limitada do Killepitsch, um tradicional licor de ervas de Düsseldorf e uma ampla variedade de artigos de merchandising. Expositores e visitantes da ProWein podem esperar por várias surpresas. Histórias interessantes e anedotas dos 25 anos de história da ProWein também serão postadas em sua página na Internet em www.prowein.de. Em agradecimento pelo papel crucial que a indústria francesa do vinho desempenhou na criação da ProWein há 25 anos, a nação vinícola da França ganhará destaque especial na ProWein 2019.  A ProWein está trabalhando com a Business France em um livreto apresentando as várias regiões vinícolas francesas . Esta publicação será distribuída a todos os compradores das principais nações importadoras de vinho antes da ProWein, assim como publicada on-line na homepage do ProWein.

MC: Qual será o foco principal da feira em 2019? (Aumento de expositores e visitantes de fora da Europa e EUA?)

MB: Nossa principal prioridade para 2019 será certamente um crescimento qualitativo de visitantes. Aqui estamos trabalhando muito para atrair mais visitantes de todo o mundo. Especialmente dos EUA, Canadá, Japão e África. Nos últimos dois anos, vimos um aumento muito bom de visitantes do Brasil, que é o mercado mais importante da América Latina para nós. O crescimento deste visitante só será bem-sucedido se tivermos uma boa variedade de produtos e serviços em oferta e se formos capazes de convencer os visitantes com nossa qualidade.

MC: Quais são as tendências mundiais do vinho que podemos ver no ProWein Dusseldorf 2019?

MB: A ProWein tem tanto a ver com educação e tendências quanto com a introdução da última safra. Ele se vê como uma plataforma ideal para comunicar e exibir as tendências atuais do negócio internacional de vinhos e destilados. Nossos caçadores de tendências, Stuart Pigott e Paula Redes Sidore, apresentarão uma visão geral das últimas tendências de vinhos em degustações comentadas no domingo e segunda-feira à noite da ProWein 2019. Alguns dos temas selecionados para a próxima ProWein incluirão "Vinhos de Altitude ", o renascimento dos "Field Blends" e as variedades "Chenin Blanc & Gamay".  Eles também abordarão o papel crescente do  "Vinho em Lata " em muitos mercados onde a conveniência da embalagem está ajudando a posicionar o vinho como uma bebida fresca e moderna. A revista on-line da ProWein em www.prowein.de apresentará esses tópicos antes da feira, incluindo notas sobre os expositores com alguma tendência relevante podem ser encontrados. A revista on-line também dá foco às últimas tendências do mercado de destilados, incluindo os números dos expositores. Entre os tópicos destacados estão "Home & Hygge", "The New Aperitif Culture", "No Waste" e "Craft Beer".

MC: Estive na feira em 2018 em Dusseldorf e notei que havia muitos brasileiros, visitantes, todos os players importantes do nosso mercado estavam presentes. Como você vê o mercado brasileiro?

MB: O Brasil é o mercado de importação mais importante da América Latina e, portanto, é naturalmente um mercado muito importante para nós. Estamos muito satisfeitos por todos os principais importadores visitarem a ProWein. Ao mesmo tempo, a produção brasileira de vinhos está evoluindo rapidamente. Para citar um exemplo, o mundo do vinho está cada vez mais consciente da grande qualidade do espumante brasileiro.

Para ler sobre minha experiência na ProWein 2018 leia:

www.marcelocopello.com/post/prowein-a-maior-feira-de-negocios-de-vinhos-no-mundo

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com