Carregando

Aguarde, processando!

Posso devolver o vinho no restaurante?

Posso devolver o vinho no restaurante?

23/06/2018

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

3482 Visitas

Por Marcelo Copello

Sempre digo que no vinho não faltam assuntos polêmicos. Este é mais um deles.

As vezes em um restaurante você pede um vinho que lhe parece estragado e quer devolver esta garrafa. Você só deve pedir para trocar o vinho este estiver de fato defeituoso. Se o vinho está perfeitamente bom, mas não era bem o que você queria, paciência.

No caso de um vinho que parece defeituoso, chame o sommelier ou mâitre e avise-o. A maioria dos restaurantes irá trocar o vinho sem discussão. Eventualmente o sommelier da casa pode provar o vinho para atestar o defeito.

Caso o sommelier ache que o vinho não está defeituoso, ele deverá avisar ao cliente para que não troque por uma outra garrafa do mesmo vinho, pois neste caso o problema não era do vinho mas de incompatibilidade deste com o gosto do cliente.

Caso o vinho tenha sido sugerido pelo sommelier da casa, esta troca é mais fácil. A tolerância na questão da troca varia muito de restaurante para restaurante, mas sempre o que vale é o diálogo e o bom senso.

Você já passou por alguma situação assim em um restaurante? Como foi?

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com