Carregando

Aguarde, processando!

Porque espumantes não tem safra?

Porque espumantes não tem safra?

13/11/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1917 Visitas

Por Marcelo Copello

Você já reparou que a maioria Champagnes e espumantes em geral não vem com a safra no rótulo? Isso ocorre quando eles são misturas de várias safras. A região mais famosa de espumantes, a Champagne, é uma região de clima frio, onde não é fácil o amadurecimento das uvas, em especial as tintas e a qualidade das safras varia bastante de ano a ano. Para manter uma qualidade regular nos produtos é uma prática antiga misturar safras de vários anos, para obter assim um Champagne de qualidade regular ano a ano.

Em anos muito bons os produtores seus melhores vinhos sem misturar safras e colocam o ano no rótulo, estes são os chamados Champagne Millésimé, que normalmente são os melhores e mais caros.

Leia também: KRUG, mais que Champagne, uma paixão

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com