Carregando

Aguarde, processando!

Os top ten em design de vinho!

Os top ten em design de vinho!

18/07/2018

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

813 Visitas

  • A Bodega Catena Zapata, da Argentina, apresentou um novo design de 360 ​​graus para o seu Malbec Argentino 2015. Inspirado na história das uvas e contada por quatro mulheres simbólicas, homenageando Malbec e suas raízes na França e subseqüente ascensão na Argentina.

Projetado por Stranger & Stranger, com a obra de Rick Shaefer, o rótulo retrata quatro figuras femininas que simbolizam marcos na história da uva.

A primeira mulher, simbolizando o nascimento de Malbec, é Eleanor de Aquitânia. A segunda mulher é uma imigrante, simbolizando o movimento de colonos da Europa para o Novo Mundo, que começou a sério no século XVI. A terceira mulher simboliza a filoxera, um inseto microscópico que dizimou as videiras européias no final do século XIX. A mulher final, representandoa atualidade, é Adrianna Catena, após o qual foi nomeado o famoso vinhedo Adrianna de Catena. Em maio, a empresa ganhou o prêmio de Melhor Design em Embalagem de Vinho no Drinks Business Awards de 2018. Descrita pelo juri como “icônica” e “sua própria obra de arte”.

  • Mumm Grand Cordon Stellar


Champagne Mumm entrou na corrida espacial este ano, e revelou os resultados de um projeto de garrafa de champanhe acompanhados de óculos especialmente adaptados, que poderiam ser apreciados em condições de gravidade zero. O Grand Cordon Stellar tem a garrafa de vidro transparente especialmente projetada para usar a pressão dentro da garrafa para expelir o vinho, que em gravidade zero emerge como uma gota de gás, em uma armação em forma de anel. Esta gotícula pode então ser coletada em copos personalizados, que são ligeiramente côncavos e apenas cinco centímetros de diâmetro. Eles pegam a gota de vinho, com a tensão superficial permitindo que o gás borbulhe no vidro e seja "sorvido". O Mumm Grand Cordon Stellar será servido para os passageiros a bordo de vôos com gravidade zero, enquanto a casa diz que também está em negociações com outras agências para fornecer o gás em futuras missões espaciais e vôos espaciais comerciais.


 

  • Garrafa de vinho com isolamento duplo

Já foi matéria aqui no site ( http://www.marcelocopello.com/post/lancada-garrafa-que-promete-deixar-o-vinho-sempre-gelado)
No início deste mês, uma empresa de design alemã revelou o que é a “primeira garrafa de vinho de dupla camada do mundo”, que mantém o vinho frio sem a necessidade de colocá-lo de volta no refrigerador. Chamada de Cooleo, a garrafa já foi adotada pela vinícola alemã Wasem, que encomendou 6.000 garrafas para abrigar seu Rosé Pinot Noir e o Riesling seco.

  • Rótulos de vinho vivos da Treasury Wine Estates


Em 2017, o produtor lançou um aplicativo para seu rótulo de 19 Crimes, que incentiva os usuários a fazer o download do aplicativo ao comprar uma garrafa e usar seu telefone para assistir à sua etiqueta ganhar vida. No caso dos 19 Crimes, os rótulos apresentam as fotos de ex-prisioneiros britânicos que se tornaram colonos australianos em 1700, com suas histórias contadas através de uma etiqueta em movimento ativada pelo telefone do usuário. Bacana, não?

  • Garrafa de vinho plana Garçon Wines


Lançada pelo empresário Joe Revell, a Garcon Wines afirma ser o primeiro serviço de entrega de vinho em casa que é capaz de postar vinho através da caixa de correio graças ao seu design de garrafa de vinho achatada.

As garrafas, que são 100% recicláveis, têm o mesmo volume de 750ml de uma garrafa convencional de vinho de vidro, mas foram achatadas e alongadas para caberem em uma caixa de correio.
 


  • Zac Posen em Edição Limitada de Rosé da Provence 


O designer de moda americano Zac Posen associou-se a produtora Domaine Sainte-Marie, da Côtes de Provence, em um novo design para garrafa de edição limitada para o vinho rosé VieVité. O rótulo tem folhas coloridas de tela pintada em ouro rosa. A forma da garrafa é inspirada nos arranha-céus Art Deco Chrysler Building, em Nova York, onde Posen cresceu.


  • Buque de flores


Por que se preocupar em levar um buquê de flores E uma garrafa de vinho para um jantar quando você presenteia ambos em um pacote prático?
Essa é a ideia do desing que 
Virando o design da PackLab da Noruega para Stella Wines da Suécia.

  • Vinho branco by pacific Rim


Eufloria da Costa do Pacífico é talvez um dos exemplos mais marcantes de um vinho em lata. Com sede em Washington, a vinícola contou com a ajuda da artista Flora Bowley para projetar o rótulo para seu vinho branco aromático Eufloria, design lindo que pretendia transmitir a complexidade da mistura.

  • Replantio com a Omdesign em uma LBV Port

Esta embalagem inteligente e ecológica é da agência de design portuguesa Omdesign. O design consiste em uma garrafa de 2012 LBV Port dentro de um tubo de cortiça. No interior do tubo sementes, cobertas com solo, que incentiva os consumidores a participarem nos esforços de conservação da floresta de sobreiro em Portugal. Uma vez que a árvore começa a crescer, o dono pode replantá-la no solo e marcar a área com o anel de madeira do centro do pacote, criando um monumento duradouro ao seu design. No início deste ano, a Omdesign ganhou o prêmio de Melhor Embalagem Sustentável no Drinks Business 2018 Awards.

  • Pernas Longas de D'Arenberg Extra Raro

E na série dos inusitados, A’Arenberg, da Austrália, lançou um assustador vinho de edição limitada - Daddy Long Legs Extra Rare - alojado em um impressionante suporte em forma de aranha. O vinho em si é feito a partir de vinhos fortificados de 50 anos, armazenados desde 1884 em galpões habitados por centenas de aranhas Daddy Long Leg, daí o nome.

Qual o seu número 1?

www.marcelocopello.com
 

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com