Carregando

Aguarde, processando!

Os Campeões do Annual Wines of Chile Awards 2014

Os Campeões do Annual Wines of Chile Awards 2014

04/12/2014

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

995 Visitas

Acaba de sair o resultado do 12º Annual Wines of Chile Awards (AWoCA).

Um  juri formado por 12 especialistas, do qual tive a honra de fazer parte, provou às cegas cerca de 660 vinhos chilenos e escolheu os melhores em 14 categorias e, destre estes, apontou o campeão dos campeões. Os jurados foram: Carlos Cabral (grupo Pão de Açúcar), Mário Telles (ABS-SP), José Luiz Pagliari (SBAV-SP), Diego Arrebola (eleito melhor sommelier do Brasil), Manoel Beato (Fasano), Gabriela Monteleone (D.O.M.), Daniela Bravin (Bravin), Tiago Locatelli (Varanda Grill), Gabriela Bigarelli (Maní), Jorge Lucki (Valor Econômico), Didú Russo (Blog do Didú) e eu, Marcelo Copello, representando o Grupo Baco. A organização, impecável, coube à Wines of Chile e à produtora Serrana Verge, com o apoio local da CH2A de Alessandra Casolato e a consultoria técnica do sommelier chileno Hector Riquelme.

É importante ressaltar que este é o mais importante concurso da indústria de vinhos chilena e que pela primeira vez aconteceu fora daquele país, no hotel Renaissance em São Paulo. O critério para a escolha foi, na fase eliminatória, a média das notas dos jurados. Na segunda fase, a da escolha dos campeões, valeu não a nota, mas a votação e consenso entre os jurados. No geral, excluindo a categoria dos tintos Premium, que naturalmente se destacam, a categoria mais consistente, de melhor qualidade média, foi a dos Syrah, de onde saiu o campeão de todo o concurso. Como categoria de desempenho mais aquém do esperado ficaram os Cabernet Sauvignon. E como melhor surpresa destaco os rosados, com alguns vinhos encantadores, que prometem renovar esta categoria no Chile. Como observação final posso dizer que raros foram os vinhos com notas herbáceas, de pirazinas, que historicamente marcaram os vinho chilenos e que hoje paracem ser coisa do passado.

Veja abaixo os campeões em cada categoria e meus comentários e notas sobre cada vinho.

Categorias:

Espumantes

Campeão: Brut Nature, Viña Morandé

Sauvignon Blanc

Campeão: Specialties Sauvignon Blanc Ocean Side 2014, Santa Carolina

Outros brancos

Campeão: Single Vineyard Neblina Riesling 2011, Leyda

 Chardonnay

Campeão: Gran Reserva Chardinnay, Tarapacá

Branco Premium

Campeão: Amelia 2013, Concha y Toro

Rosés

Campeão: Gallardia del Itata Cinsault 2014, De Martino

Pinot Noir

Campeão: Pinot Noir Reserva 2013, Falernia

Outros Tintos

Campeão: Tama Vineyard Slection Carignan 2013, Viña Anakena

Syrah

Campeão: Syrah Gran Reserva 2012,Viña Casas del Bosque

Carmenère

Campeão: Carmenère Reserva Pedriscal Vineyard 2013, Falernia

Cabernet Sauvignon

Campeão: Gran Terroir de los Andes – Los Lingues Cabernet Sauvignon 2012, Casa Silva

Blends tintos

Campeão: 5 Cepas 2013, Casa Silva

Tintos Premium

Campeão: Armida Carmenère 2009, De Martino

Doces

Campeão: Late Harvest Torontel 2009, Erasmo

BEST IN SHOW

Campeão dos Campeões: Syrah Gran Reserva 2012,Viña Casas del Bosque.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com