Carregando

Aguarde, processando!

O segredo é cuspir

O segredo é cuspir

05/11/2018

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2400 Visitas

Por Marcelo Copello

Sempre me perguntam como consigo degustar as vezes mais de 100 vinhos em um dia, sem ficar bêbado e no dia seguinte ainda lembrar de todos e escrever a respeito. O segredo é cuspir, quase sempre para fora e umas poucas vezes para dentro.

Eu bebo pouco (exceto quando o Champagne é de safra antiga), já que o prazer está na qualidade e não na quantidade. Zelo pelo meu fígado, patrimônio que deveria ser tombado pela Unesco, dado seus hectolitros de história.

Algumas dicas: o que embriaga não é o quanto você bebe mas a velocidade com que o álcool passa para o seu sangue. Ou seja, é importantíssimo forrar o estômago antes de beber. A capacidade de cada pessoa em metabolizar o álcool varia em função de seu peso e de fatores hereditários. Além disso o hábito faz o monge, quem degusta com frequência melhora sua tolerância ao álcool, já que o fígado é capaz de aumentar o metabolismo em até 30%.

Como o efeito do álcool é a desidratação, recomendo também alternar goles do vinho com água (atenção, não é pra colocar água no vinho e sim ter 2 copos, um com vinho e outro com água, e alternar goles de um e de outro).


Assine a newsletter pelo site www.marcelocopello.com e receba todas as informações sobre o mundo do vinho. E se curtiu, compartilhe!
E veja também: Marcelo Copello entrevista Steven Spurrier

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com