Carregando

Aguarde, processando!

O segredo da viúva

O segredo da viúva

15/07/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1638 Visitas

Por Marcelo Copello

Dentre as cerca de 13.000 marcas existentes na região de Champagne, as campeãs de produção são a Moët & Chandon, com cerca de 25 milhões de garrafas ao ano, seguida da Veuve Clicquot com 14 milhões.  Estas duas marcas dominam as flutes tupiniquins com mais de 800.000 garrafas por ano, o que representa 50% do mercado nacional.

Detalhes na parede das caves da Veuve Clicquot

O “yellow label”, ou por extenso, Champagne Veuve Clicquot ponsardin Brut, é o champagne predileto dos brasileiros. O segredo desta marca é sua consistência de sua qualidade, que não muda ano a ano. Mas como fazer um vinho como o mesmo sabor ano após ano se a qualidade das safras varia imensamente, conforme o clima de cada ano. É aí que está a magia do blend ou assemblage do Champagne.

Estive em Reims, nordeste da França, visitando a sede da Veuve Clicuoqt, ou a “casa da viúva” e participei de um blend com Francois Hautekeur, enólogo da empresa. No vídeo abaixo ele me explica que são 10 enólogos provando 500 vinhos por 5 meses, todos os dias para se chegar ao  “yellow label”!

Brinquei com ele de montar este blend. Misturamos amostras de vinhos jovens de Chardonnay, Pinot Noir, Pinot Meunier e vinhos de reserva, de safras mais antigas. Veja como cada um destes vinhos participa da composição final.

Vejam algumas fotos que fiz lá:

Pupitres – onde as garrafas são giradas na “remuage”

Algumas safras antigas esperando… bem que podia ser por minha taça…

Uma escada que lembra as melhores safras da Veuve Clicquot

.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com