Carregando

Aguarde, processando!

O que é uma degustação “às cegas”?

O que é uma degustação “às cegas”?

27/12/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2871 Visitas

Por Marcelo Copello

Você sabe o que é uma "degustação às cegas". Não, não é no escuro, nem ninguém precisa vendar nos olhos.

Degustar as cegas é apenas provar um vinho sem saber qual é.

Este tipo de degustação é usada em concursos de sommeliers, concursos e avaliações de vinhos em geral, e didaticamente. É um exercício fundamental para profissionais e pode ser também uma brincadeira divertida e educativa.

Costumo participar regularmente de degustações às cegas. Primeiro avalia-se o vinho sem a preocupação de reconhecê-lo.

Depois, podemos procurar adivinhar, passo a passo, os seguintes quesitos: teor alcoólico, safra, que uvas compõem o vinho, país e região de origem.

O ideal é degustar em grupo, pois a troca de informações entre os participantes é fundamental. Aviso que, para ter sucesso neste jogo, é preciso muita prática, ou muita litragem.

Hoje encerro com uma frase de Abrose Bierce: “Um velho especialista em vinhos, ao ser atropelado por um trem, teve seus lábios umedecidos com vinho para que recobrasse os sentidos. ‘Bordeaux, 1982’ murmurou ele antes de morrer”.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com