Carregando

Aguarde, processando!

O que é o gosto de rolha

O que é o gosto de rolha

29/09/2018

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2761 Visitas

Por Marcelo Copello

Nem tudo são flores no mundo do vinho. As vezes o bouquet murcha e o cheiro delata que há algo de podre no reino das uvas.

O tema de hoje é um dos defeitos mais comuns no vinho, o chamado bouchonée. Bouchon significa rolha em francês. Diz-se Bouchonée do vinho que foi infectado por fungos que atacam a rolha de cortiça e  contaminam a bebida. Em Portugal diz-se que o vinho está “com gosto de rolha”, ou simplesmente “com rolha”, na Espanha com “corcho”, na Itália "con tappo”. No Brasil usamos o francês bouchonée.

Mas o que é isso? É um fungo, o tricloranisol, ou TCA, que ataca a cortiça e estraga o vinho, dando um cheiro desagradável de mofo.

Mas qual a chance de um vinhos estar bouchonée? Fala-se que 2% de todos os vinhos tapados com rolha de cortiça teriam este problema. Na minha experiência este número é bem menor e vem caindo. Na recente Grande Prova do Brasil 2018, 7a edição do maior concurso de vinhos brasileiros, tivemos 920 amostras (872 vinhos e 48 sucos), tivemos apenas 4 vinhos eliminados por problemas de TCA, ou seja menos de 0,5%! 

E o vinho bouchonée faz mal a saúde? Não, não faz, é só o cheiro ruim mesmo.

Se lhe servirem um vinho bouchonée, com cheiro de mofo, em um restaurante, peça para trocarem a garrafa que não haverá problema.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com