Carregando

Aguarde, processando!

O Almirante Nelson e o Vinho do Porto

O Almirante Nelson e o Vinho do Porto

17/05/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1506 Visitas

Por Marcelo Copello

O Vinho do Porto faz parte da vida inglesa, mesmo da de seus heróis.

Reza a lenda que o almirante Nelson, para muitos o maior gênio em estratégia naval da história britânica, na famosa batalha de Trafalgar (batalha naval que ocorreu entre a França e Espanha contra a Inglaterra, em 21 de outubro de 1805) teria desenhado o plano de combate para seus oficiais no tampo de uma mesa no seu navio com um dedo molhado em Vinho do Porto.

Só fica a dúvida, se foi possível usar o referido Porto como tinta, provavelmente tratava-se de um Porto Vintage, mas de qual ano? Fazendo as contas será que podemos supor que o ilustre almirante usou como tinteiro um cálice da histórica safra de 1797, aclamada como a melhor do século XVII? Se sim, um desperdício. Ou não, já que a batalha foi vencida?

Leia também: Cozinhando com Vinho do Porto

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com