Carregando

Aguarde, processando!

Não falem mal de BORDEAUX!

Não falem mal de BORDEAUX!

14/04/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

5486 Visitas

Por Marcelo Copello

Está na moda falar mal de Bordeaux.

Tenho lido e ouvido muitos comentários de profissionais do vinho falando mal dos vinhos de Bordeaux. Geralmente são jovens profissionais que seguem tendências e buscam novos vinhos com os quais se identifiquem e veem em Bordeaux algo careta, caro e elitista, o que entendo perfeitamente, embora não concorde.

Bordeaux representa o establishment e para estar na moda é preciso ir contra algo, e convenhamos, falar mal do que está no topo sempre dá audiência e muitas curtidas

Quem desdenha Bordeaux o faz pelos dos seguintes motivos:

Ou segue modismos

Ou é ligado ao comércio. Quem vende vinho geralmente não gosta de vender Bordeaux, pois os grandes Bordeaux são quase como commodities, seu preço é conhecido e facilmente pesquisado no google Os vinhos mais famosos de Bordeaux não são exclusivos, o mesmo vinho pode ser encontrado em qualquer lugar, o que torna as margens achatadas e reduz o valor agregado do trabalho de “garimpo” que um bom profissional pode fazer. Vender vinhos exclusivos é muito mais interessante e as margens muito maiores. Se o vinho é bom e desconhecido você pode vender pelo preço que quiser – o que nunca acontece com os grandes de Bordeaux.

Ou genuinamente não gosta (o que é sempre possível e deve ser respeitado).

Estou mesmo fora de moda, pois eu gosto. Sem desdenhar nenhum outro vinho, adoro um bom Bordeaux maduro e de boa safra!

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com