Carregando

Aguarde, processando!

Miolo é a primeira vinícola brasileira a realizar imersão de garrafas em cave submarina

Miolo é a primeira vinícola brasileira a realizar imersão de garrafas em cave submarina

02/05/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2464 Visitas

Para celebrar o sucesso de vendas do espumante Miolo Cuvée Tradition Brut – elaborado no Vale dos Vinhedos (RS) com uvas Chardonnay e Pinot Noir – em terras francesas, o Grupo Miolo decidiu apostar em um sistema único de envelhecimento: a imersão de garrafas em caves submarinas.

(leia também: Já imaginou uma adega ao fundo do mar?)


Há dois meses, um lote do espumante foi imerso no mar da província de Bretagne, no Atlântico Norte, na França. Toda a operação foi realizada em caves submarinas, criando condições ideais, não apenas para envelhecer, mas para conferir características singulares aos vinhos .

Estrategicamente mergulhadas na ilha de Ouessant, na região conhecida como Baie du Stiff, as garrafas dispostas  em container especial ficam em contato com as temperaturas do mar (entre 11 e 13 °C) e do ar (de 8 a 10 °C), além de receberem as influências benéficas da constante agitação marítima.

Segundo Adriano Miolo, enólogo e superintendente do Grupo Miolo, os efeitos, observados em testes laboratoriais e degustações frequentes para acompanhar o amadurecimento da bebida, são surpreendentes. “Um espumante submerso apresentou 10 vezes mais compostos moleculares do que os envelhecidos pelo método tradicional. Esses compostos são responsáveis pela formação dos aromas e da complexidade do vinho”.

Ainda de acordo com Adriano, em degustações às cegas, os espumantes apresentaram sabor mais complexo, rico e floral, sem perder o frescor. Percebendo-se, também, notas de manteiga e castanha.

Curioso, não? Os espumantes serão retirados do mar em novembro deste ano e serão enviados  para o Brasil e França em uma edição especial. Que tal?

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com