Carregando

Aguarde, processando!

Miguel Torres em busca do Pinot perfeito

Miguel Torres em busca do Pinot perfeito

21/06/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1679 Visitas

Por Marcelo Copello

Solo do Vinhedo Empedrado


Em recente visita ao Chile estive na Miguel Torres, no vale de Curicó. A grande novidade da vinícola é o Pinot Noir do vinhedo Empedrado, na região mais costeira de Maule. Estive no local e fiquei muito bem impressionado. Plantado em terraços, com solo de xisto, lembra o Priorato (ou o Douro, mas sem o rio). A Torres investiu US$ 4 milhões no projeto, que começou em 1995 com a busca pelo vinhedo. Após 4 anos de pesquisas usando satélites encontraram o local ideal, de clima ameno, a apenas 25km do mar e com solo privilegiado, de xisto. Planataram então diversas castas e começaram microvinificações de apenas 25 litros cada. Testaram: Tempranillo, Riesling, Chardonnay, Carignan, Garnacha, Pinot Grigio, Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc e finalmente decidiram-se por Pinot Noir. Hoje possuem em Empedrado cerca de 30 hectares de Pinot Noir plantados em diversas parcelas entre 2008 e 2013, em agricultura biodinâmica. Provei não apenas o Pinot Noir (que se chama Escaleras de Empedrado), mas também vários outros vinhos da Torres, vejam abaixo. A empresa é representada no Brasil pela De Vinum (www.devinum.com.br), a exceto o Reserva del Pueblo, que está com a Wine (www.wine.com.br). Vejam alguns dos destaques da prova: 

Escaleras de Empedrado 2012, Maule

100% Pinot Noir do vinhedo empedrado em Maule, com 7 meses em barricas francesas de 2o uso. Rubi violáceo claro. Aroma muito elegante e integrado, onde a madeira vem na frente, bem integrada com notas de musgo, frutas vermelhas maduras, notas minerais e de especiarias picantes. Paladar bem estruturado e macio, com boa acidez, 13,5% de álcool, taninos firmes. Muito elegante e equilibrado. Já é um excelente Pinot, mas pela envergadura do projeto, gostaria de ver em próximas safras um vinho com mais tensão.

Nota: 92 pontos

Santa Diga Chardonnay 2014, Vale Central

Palha dourado. Aroma frutado, de bom frescor frutado, com notas de frutas tropicais, sem madeira, leve e macio.

Nota: 85 pontos

Reserva de Pueblo 2014, Wine.com.br 

Elaborado com a uva Pais, por maceração carbônica, sem madeira. Leve e frutado, com notas de framboesas, paladar macio e fraco, delicioso para o dia a dia.

Nota: 87 pontos

Cordillera Syrah 2010, Curicó

Vermelho rubi escuro. Aroma com notas de couro, frutas negras, cassis, madeira. Paladar de bom corpo, macio, taninos doces, sem muito frescor/acidez.

Nota: 86 pontos

Manso de Velasco 2011 Curicó

Elaborado com 100% Cabernet Sauvignon de vinhedos de 100-120 anos. Muito escuro na cor, muito concentrado no nariz e boca. Aromas de geleias, cassis, muitas especiarias, baunilha, coco, pimenta, sem nenhum vegetal ou pirazina. Paladar musculoso, com 14,5% de álcool, muitos taninos, profundo e complexo. Para guarda. Abri a pouco tempo um 2005 e estava no auge aos 10 anos.

Nota: 93 pontos

Conde de Superunda 2009, Curicó

Elaborado com Cabernet Sauvignon, Carménère, Tempranillo e Monastrell. Muito escuro, rubi violáceo. Concentradissimo desde o nariz até a boca, vincado, complexo, com notas de verniz, tostados, madeira, fruta negra, cassis, chocolate, coco queimado.

Paladar block buster, com uma montanha de taninos, volumoso, profundo, longuíssimo, precisa de mais tempo na garrafa, ainda jovem.

Nota: 94 pontos

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com