Carregando

Aguarde, processando!

Marcelo Copello entrevista Thierry Brouin da Domaine des Lambrays

Marcelo Copello entrevista Thierry Brouin da Domaine des Lambrays

27/09/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2034 Visitas

Por Marcelo Copello

Não basta ter um dos melhores vinhedos do mundo para produzir um bom vinho. A natureza não faz o serviço sozinha, é preciso gente boa no comando. Isso fica claso na história de um boa maiores vinhos da Borgonha, o Clos des Lambrays.

Localizado em Morey-st-Denis, na região Côte de Nuits de Borgonha entre Dijon e Beaune, Clos des Lambrays remonta ao século 14, e foi citado pela primeira vez em atos de Cister Abbey em 1365.

Durante cerca de 40 anos um proprietário negligente, Renée Cosson, deixou a Domaine des Lambrays mal cuidada e os vinhos foram caindo de qualidade, até sua venda para Fabien and Louis Saier e chegada de um novo gerente, Thierry Brouin em 1980.

Brouin pilotou o renascimento deste grand cru, que começou com o replantio de uma boa parte dos 8,84 hectares de vinhedos deste Clos*, que é praticamente um Monopole**. A Domaine Taupenot Merme, possui ínfimos 0.18ha dentro do Clos de Lambrays e faz cerca de 200 garrafas ao ano, memos que uma barrica (enquanto a Domaine des Lambrays produz cerca de 30 mil garrafas/ano).

Veja também A rainha da Borgonha: Madame Leroy

*Clos = propriedade protegida por muros.

**Monopole = vinhedo controlado por um único proprietário.

Os solos pedregosos e avermelhados do Clos são ricos em oxido de ferro, e proporcionam vinhos elegantes, frescos, exuberantes, muito minerais e talvez menos musculosos que o famoso vizinho Clos de Tarte.

A propriedade foi recentemente comprada pela gigante LVMH por cerca de 100 milhoes de euros, ou seja, cerca de 11 milhoes de euros por hectare.

Tive o provilégio de visitar a Domaine e conversar com Thierry Brouin, hoje um dos mais respeitados enólogos da Borgonha.

  

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com