Carregando

Aguarde, processando!

Londres, dicas de lojas de vinhos

Londres, dicas de lojas de vinhos

27/05/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

4269 Visitas

por Marcelo Copello

Ao perguntar a Charles Metcalfe, londrino e crítico de vinhos, quais as mellhores lojas de vinho da capital inglesa, sua reação foi de pânico. “But there are so many!” (mas são tantas!), disse ele antes de se acalmar e soltar algumas boas dicas. Repeti a pergunta a outros enocidadãos como Christelle Guibert, diretora de degustação da revista Decanter, e craques como Steven Spurrier e Oz Clarke, que dispensam apresentações. Fiz uma compilação, recorri ao Google e mergulhei nas profundezas do London Underground, ou The Tube, como chamam aqui. 

A primeira e obrigatória parada foi a Barry Bros & Rudd (BBR), na St James Street, onde mora o príncipe Charles. A loja vale uma visita, primeiramente, por sua arquitetura e história (tente visitar a adega nos andares subterrâneos). Até pouco tempo, não havia garrafas expostas, comprava-se conversando com um vendedor detrás de uma antiga mesa de madeira com listas de vinhos impressas. Hoje, há poucas garrafas expostas, os vendedores usam computadores (nas mesmas antigas mesas). Mas, não se engane pela aparência, a BBR é um dos mais dinâmicos negociantes de vinhos de Londres, com uma grande oferta de vinhos (disponível em seu site). Não deixe de visitar a seção de uísques.

De uma das mais tradicionais lojas fui a uma das mais novas (e premiadas), a The Sampler. O nome da loja (que traduzo como "o mostruário") já sugere o que vamos encontrar. São cerca de 80 vinhos em taça, pelo sistema enomatic, em doses que vão de 25 ml a 125 ml, com preços que começam com centavos de libra. Até aí ótimo, mas não inédito. O diferencial é a seleção de vinhos disponíveis para serem provados em doses bem baratinhas. A The Sampler oferece vinhos muito interessantes, de Jura a Brasil (havia um Castas Portuguesas, da Miolo, disponível em doses), e não fica por aí. O que me chamou a atenção foram safras antigas (a bons preços) de Riojas, Bordeauxs e Borgonhas. Provei 25 ml de um Calon Segur 1959 e um Rioja Monte Real 1973, além de outros mais jovens, e minha conta não passou de 10 libras. Todas as garrafas oferecidas em doses também estão dosponíveis para compra.

Visitei várias lojas, mas onde comprei algumas garrafas foi na HandFord. Lá encontrei, além de um bom atendimento, uma boa seleção, especialmente de Portugal, Borgonha e sul da França, além de boa variedade de Bordeaux, Loire, Languedoc, Itália e África do Sul.

Talvez a loja mais impressionante da cidade seja a Hedonism Wines. Lá encontrei todos os grandes ícones em verticais e em grandes formatos, é para sonhar, mas não apenas, os preços não acima do marcado. A visita é indispensável.

Em Londres é inevitável (e para que evitar?) uma passada na Harrods. Tente resistir às seções de tudo o que imaginar em comida e vá direto ao subsolo e à cave de vinhos. Uma das vendedoras, Maristela, é brasileira (assim como muitos dos clientes), que poderá guiar você pelas muitas safras de ícones de Bordeaux e Borgonha, com Petrus e Romanée-Conti. Uma vertical completa de Petrus, de 1969 a 2008, sai por 295 mil libras (em torno de R$ 785 mil). Os preços são um pouco salgados, mas olhar é de graça.

Para os amantes dos vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos, os endereços são Terroir e Brawn, dois wine bars e lojas ligadas ao movimento dos vinhos naturais, com boas ofertas de rótulos e boa comida.

Para encerrar o giro, visite o wine bar mais antigo de Londres, fundado em 1890, o Gordon’s, que fica no subsolo (como muita coisa em Londres) e é um autêntico bar de Jerez, rodeado de barris. A especialidade, além do Jerez, são os Portos e Madeiras, aos quais acompanham tapas. O local parece uma caverna, em clima de pub, sempre animado e lotado e, mesmo no inverno, um forno (refresque-se com um Fino ou Manzanilla).

Recomendados

Berry Bros & Rudd
3 St James's Street, London SW1A 1EG
www.bbr.com


The Sampler
266 Upper Street, Islington, London N1 2UQ
www.thesampler.co.uk

Hedonism Wines

3-7 Davies St, Mayfair, London W1K 3LD

www.hedonism.co.uk

Harrods
87–135 Brompton Road, London SW1X 7XL

www.harrods.com

Terroirs

5 william IV Street, WC2N 4DW

www.terroirswinebar.com

Brown

49 Columbia Rd. E2 7RG

www.brown.co

Gordon´s Wine Bar

47 Villiers Street, WC2N 6NE

www.gordonswinebar.com

Outras lojas que merecem visita

Fortnum & Mason

www.fortnumandmason.co.uk

Loja de departamentos de luxo. Seção de vinhos forte em Borgonha, Alemanha e fortificados

Lea & Sandeman
www.londonfinewine.co.uk
Especialidade: Itália e Borgonha

Around Wine
www.aroundwine.co.uk
Um paraíso para quem busca acessórios para vinhos

Oddbins Fine Wine Store, Farringdon
www.oddbins.com

Especialidade: Austrália e Estados Unidos

Haynes Hanson and Clark

www.hhandc.co.uk

Especialidade: Borgonha.

Highbury Vintners

www.highburyvintners.co.uk

Especialidade: além de bons vinhos, cervejas artesanais

City Beverage Company

www.citybeverage.co.uk

Especialidade: além de bons vinhos, cervejas artesanais
 

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com