Carregando

Aguarde, processando!

KIR ROYAL, história e dicas para uma boa receita

KIR ROYAL, história e dicas para uma boa receita

15/02/2018

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

3248 Visitas

Por Marcelo Copello

Coquetel predileto de Hercule Poirot, detetive mais famoso de Agatha Christie, o Kir teria sido criado em 1904 por um garçon de um café de Dijon. O drinque só ganharia fama, no entanto, décadas depois. Felix Kir foi prefeito de Dijon por 23 anos, de 1945 até sua morte em 1968. Este padre de evidente habilidade política, sabedor da baixa qualidade do vinho da aligoté, uva branca da Borgonha, prima pobre da chardonnay, e da grande produção de Cassis, que precisava ser escoada, passou a servir em suas recepções oficiais a mistura de ambos, que ganharia seu nome. 

Talvez até mais consumido que o Kir seja sua versão espumante, o Kir Royale. O preparo é muito simples. Em uma taça flute com açúcar cristal na borda, coloque meia dose de creme de cassis e encha de espumante bem gelado, sem misturar.

Em qualquer coquetel bons ingredientes são fundamentais, neste ainda mais. Dos espumantes dou preferência aos muito secos, jovens, frescos e de acidez alta. Para o Kyr Royal gosto dos espumantes 100% Pinot Noir ou dos da Bairrada, 100% Baga. No Creme de Cassis tenho uma marca predileta, a Briottet, compra-se na Decanter (www.decanter.com.br)

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com