Carregando

Aguarde, processando!

Itália bate Portugal em diversidade

Itália bate Portugal em diversidade

04/06/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2567 Visitas

Por Marcelo Copello

Números recém divulgados pela OIV (Organisation Internationale de la vigne et du vin - www.oiv.int ) mostram um ranking dos países com maior diversidade de castas em seus vinhedos.

A Itália lideram de longe o ranking com 75% de seus vinhedos plantados com nada menos que 80 variedades de uvas diferentes. Em segundo lugar vem Portugal com pouco menos de 40, e depois Romênia com um pouco mais de 30. França e Espanha (maiores produtores mundiais junto com Itália) têm apenas 15.

A Itália também lidera no número de denominações de origem, com nada menos que 520 DOCs e IGPs.

Segundo dados divulgados, na Itália o casta mais cultivada Sangiovese, que representa 8% do total de vinhedos do país, seguida pala Montepulciano, Glera (Prosecco) e Pinot Grigio (4% cada), e Merlot (3%).

Na França a campeã é a Merlot (14%), seguida da Ugni Blanc (Trebbiano) e Grenache (10% cada), Syrah (8%) e Chardonnay (6%). A Espanha tem a Airen como líder (22%) seguida de perto pela Tempranillo (21%), e bem atrás vêm Bobal e Garnacha (6%).

Leia também: O que é um “vinho gastronômico”?

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com