Carregando

Aguarde, processando!

Grande Prova Vinhos do Brasil premia vinícolas em 31 categorias

Grande Prova Vinhos do Brasil premia vinícolas em 31 categorias

28/11/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1634 Visitas

Empresas receberam as distinções nesta quinta-feira (23) em cerimônia para convidados em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. Degustações ocorreram em setembro, no Rio de Janeiro

Os vencedores da Grande Prova Vinhos do Brasil foram premiados nesta quinta-feira (23), em uma cerimônia em Flores da Cunha (RS). Trinta e quatro rótulos receberam o diploma de campeão em 31 categorias (em três modalidades houve empate, veja abaixo). A sexta edição do concurso teve o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Os produtos foram degustados às cegas por 23 jurados do Brasil e do exterior, entre os dias 23 e 26 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). Foram provadas 827 amostras, de 112 vinícolass. Os vinhos, espumantes e sucos de uva eram dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. 

“O consumidor tem no resultado uma ótima referência para o seu dia a dia. Importante destacar que os campeões saíram de finais extremamente concorridas, ou seja, temos grandes vinhos lado a lado” afirma Sergio Queiroz, um dos organizadores da Grande Prova Vinhos do Brasil. “Todos os participantes estarão na versão digital do Anuário Vinhos do Brasil 2018. No guia, o internauta poderá navegar nas regiões, nas Indicações Geográficas e Denominações de Origem e até mesmo pelas vinícolas", antecipa.

O júri, comandado por Marcelo Copello, contou com grandes especialistas. Eugenio Lira, presidente da Associação de Enólogos do Chile, foi um dos convidados especiais. “Foi uma honra participar das degustações. O Brasil está no bom caminho em termos de produção de vinhos excelentes. Toda vez que venho ao Brasil para saborear seus vinhos, posso ver um claro avanço, o bom trabalho que os produtores, vinicultores e vinícolas estão fazendo”, aponta Lira.

Além da cerimônia em Flores da Cunha, a Grande Prova Vinhos do Brasil promoverá no Rio de Janeiro o Excelência Brasil, um evento aberto ao público com os produtos premiados. O encontro será nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, no Mercado de Produtores, no Uptown Barra. O público poderá provar e adquirir os rótulos-campeões e medalhas de ouro. No primeiro dia da inciativa, haverá uma master class com degustação comentada exclusiva à imprensa.

Anuário de Vinhos do Brasil           
O resultado consolidado de todas as categorias será publicado no Anuário Vinhos do Brasil 2018, junto com o panorama do setor, tradicionalmente divulgado no início do ano. A nova edição apresentada em versão digital facilitará a consulta pelos consumidores, que poderão acessar as informações através do celular, tablet e computador.

Conheça os vencedores em cada categoria:

Espumante Brut Branco Champenoise: Espumante Cave Geisse Brut
Espumante Brut Branco Charmat: Espumante Casa Galiotto Brut
Espumante Brut Rosé Champenoise: Espumante Casa Valduga Arte Brut Rosé
Espumante Brut Rosé Charmat (empate):

Espumante Dunamis Ar Brut Rosé
Espumante Cave del Veneto Brut Rosé, Adega Chesini

Espumante Extra-Brut, Nature Branco: Espumante Victoria Geisse Extra Brut 2017
Espumante Extra-Brut, Nature Rosé: Espumante Victoria Geisse Extra Brut Rosé 2016
Espumante Prosecco/Glera: Espumante X Decima Prosecco
Espumante Moscatel Branco: Espumante Giaretta Moscatel
Espumante Demi-Sec Branco: Espumante Casa Perini ICE Demi-Sec
Espumante Moscatel e Demi-Sec Rosé: Espumante Monte Paschoal Moscatel
Branco Chardonnay: Pizzato Legno Chardonnay 2016
Branco Sauvignon Blanc: Dom Pedrito Obelisco Sauvignon Blanc 2016
Branco Gewurztraminer: RAR Collezione Gewurztraminer 2011
Branco Riesling: Aurora Varietal Riesling Itálico 2017
Branco Moscato: Monte Paschoal Moscato Frisante
Branco de Outras Castas e Cortes: Miolo Quinta do Seival Alvarinho 2016
Rosé: Cattacini La Sagrada Familia 2017
Tinto Cabernet Sauvignon (empate):

Angustifólia Cabernet Sauvignon 2012
Panizzon Celebrando Gerações Cabernet Sauvignon 2015

Tinto Merlot (empate):

Monte Paschoal Dedicato Merlot 2013
Barão de Petrópolis Reserva Merlot 2012

Tinto Tannat: Almejo Tannat 2012
Tinto Sangiovese: Cave Antiga Sangiovese 2012
Tinto Syrah: Vista da Serra Syrah 2015
Tinto Pinot Noir: Monte Paschoal Dedicato Pinot Noir 2014
Tinto Tempranillo: Lendas do Pampa Tempranillo 2015
Tinto Cabernet Franc: Barão de Petrópolis Reserva Cabernet Franc 2012
Tinto Marselan: Casa Perini Marselan 2014
Tinto de Outras Castas: Lidio Carraro Singular Teroldego 2010
Tinto Cortes: Lidio Carraro Quorum Grande Vindima 2008
Doces e Fortificados: Boscato Licoroso
Suco de Uva Integral Branco: Suco de Uva Integral Zanrosso
Suco de Uva Integral Tinto: Suco de Uva Integral Galiotto

Jurados

Vinte e três jurados foram os responsáveis por avaliarem as 827 amostras inscritas. O júri foi composto por profissionais da área, como enólogos, sommeliers, jornalistas, professores, gerentes da alimentação e bebida (A&B). Foram degustadores desta edição do concurso: Marcelo Copello (Grupo Baco Multimídia); Sergio Queiroz (Grupo Baco Multimídia); Eugenio Lira (presidente da Associação de Enólogos do Chile);  Danio Braga (chef e sommelier, fundador da ABS); José Luiz Pagliari (professor do SENAC-SP e diretor da SBAV-SP);  Luiz Cola (enófilo e editor do blog Vinho e Mais Vinhos); Ricardo Farias (diretor da ABS-Rio); Celio Alzer (professor da ABS-Rio); Maria Helena Tahuata (vice-presidente da ABS-Rio); Homero Sodré (consultor de vinhos); Jocelyn Sodré (professora de vinhos da Universidade Estácio de Sá); Roberto Rodrigues (diretor da ABS- Rio); Ramon Justino (sommelier); Wallace Neves (sommelier); João Pedro Lamonica (sommelier); Giancarlo Pochettino (gerente de A&B da rede Windsor); Marcelo dos Santos (sommelier do Mr. Lam); Rodrigo Moura (sommelier e diretor da ABS-Rio); Joseph Morgan (diretor da ABS-Rio); Paulo Decat (diretor da ABS-Rio); Raphael Zanon (sommelier do Satyricon); Eduardo Ferreira (sommelier da rede Fasano); e Gabriela Poletto (enóloga e diretora do Ibravin).

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com