Carregando

Aguarde, processando!

Garrafas de pé ou deitadas?

Garrafas de pé ou deitadas?

29/04/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

4965 Visitas

Vamos hoje à mais uma pergunta frequente. Devo guardar minhas garrafas de pé ou deitadas e porque?

O ideal é que fiquem deitadas, como se estivessem dormindo. Esta posição é ideal pois assim o vinho mantém a rolha úmida, o que é importante pois se a rolha secar ela perde sua elasticidade e pode permitir a entrada de oxigênio na garrafa, o que estragaria o vinho.

Isso tudo, no entanto, pode demorar meses a acontecer, logo não há problema nenhum as garrafas ficarem algum tempo de pé em lojas, supermercados ou mesmo em sua casa. Segundo cálculos de um obcecado e saudoso engenheiro amigo, Edgar Rechtschaffen, para que a rolha fique úmida bastaria deixar a garrafa deitada algo como 5 minutos a cada seis meses.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com