Carregando

Aguarde, processando!

Estudos comprovam que o álcool pode melhorar a memória

Estudos comprovam que o álcool pode melhorar a memória

31/07/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

827 Visitas

Estudo feito com 88 consumidores "sociais" de bebida alcóolica pela professora Celia Morgan, da Universidade de Exeter e publicado no Cientific Journal USA, revela que o consumo de álcool pode ajudar no processo cognitivo da memória. 

Um grupo de 88 pessoas divididos em 2. Uma parte foi estimulada a beber conforme costume (a média foi de 4 taças no grupo). O restante não consumiu bebida alcóolica. Todos foram estimulados a realizar tarefas de aprendizagem. 

No dia seguinte, a surpresa. A parte do grupo que consumiu bebida alcóolica na noite anterior teve melhor resultado e ainda melhoraram ao desempenhar as mesmas tarefas do que os que não beberam. 

"As causas desse efeito não são totalmente compreendidas, mas a principal explicação é que o álcool bloqueia a aprendizagem de novas informações e, portanto, o cérebro possui mais recursos disponíveis para estabelecer outras informações recentemente aprendidas em memória de longo prazo. "A teoria é que o hipocampo - a área do cérebro realmente importante na memória - muda para memórias de" consolidação ", transferindo de curto para memória de longo prazo". O efeito observado pelos pesquisadores já foi exibido em condições laboratoriais antes, mas este é o primeiro estudo a testá-lo em um ambiente natural, com pessoas bebendo em suas casas.

Que tal?
 

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com