Carregando

Aguarde, processando!

Está provado, abstêmios vivem menos

Está provado, abstêmios vivem menos

15/04/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

5627 Visitas

Por Marcelo Copello

Você sabia que pessoas que consomem álcool vivem mais do que os abstêmios?

Segundo uma pesquisa da Universidade do Texas, pessoas que bebem regularmente têm uma expectativa de vida maior do que as totalmente abstêmias. O estudo acompanhou cerca de 1800 adultos e examinou a associação entre consumo de álcool e mortalidade.

A equipe liderada pelo psicólogo Charles Holahan observou que, em comparação aos “bebedores moderados” (que consomem de um a três copos por dia), os abstêmios tinham um risco de mortalidade 51% maior. E mesmo comparados com os “bebedores pesados”, que consomem mais de três copos por dia, os abstêmios ficaram em desvantagem, com um risco de mortalidade 6% maior.

Como já dizia João do Violão, “eu bebo sim e estou vivendo, tem gente que não bebe…” e vira estatística.

Leia também: Quantas uvas são necessárias para produzir uma taça de vinho?

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com