Carregando

Aguarde, processando!

Espumante de Romanée-Conti?

Espumante de Romanée-Conti?

28/08/2019

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

79 Visitas

Espumante de Romanée-Conti e de Montrachet?

Por Marcelo Copello

Estive relendo recentemente o excelente livro “Champagne”, de Don & Petie Kladstrup (mesmos autores do Vinho & Guerra), e eles citam um Romanée-Conti espumante e Montrachet espumante também, que teriam sido criados na Belle Époque, final do século XIX e início do século XX, quando Champagne explodiu no mercado.

Vejam o trecho do livro

“Por volta de 1860, viticultores de outras regiões tentaram tirar proveito do boom repentino do Champagne e fazer seus próprios vinhos espumantes. Na Borgonha havia um Nuits-Saint-Georges espumante, um Montrachet espumante e até um Romanée-Conti espumante. Em Bordeaux produziu-se um Sauternes espumante. No sul do Rhone fizeram um Chateauneuf-du-Pape espumante”.

Pesquisei em outras fontes e vi que em um museu nos EUA existe uma garrafa vazia com rótulo "Romanée Mousseux Extra Supérieur Champagne 1904 e outra de Montrachet Champagne 1904.

As fotos estão um pouco toscas, mas foi o que consegui.

Na 1a foto ao centro o Montrachet 1904

Na 2a foto, ao lado direito cortada o Romanée espumante 1904

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com