Carregando

Aguarde, processando!

Equlíbrio, a palavra chave, também nos vinhos

Equlíbrio, a palavra chave, também nos vinhos

12/01/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1402 Visitas

Uma das palavras mais importantes quando falamos de vinho é "equilíbrio" ou "harmonia"

Sempre me perguntam: é melhor um vinho com muito álcool ou pouco álcool? Muita acidez ou pouca acidez? Não é por aí... O que importa é o equilíbrio entre os diversos componentes.

O vinho é composto por centenas de substâncias. Podemos, contudo, simplificar dizendo que os 4 pilares que sustentam o equilíbrio de um vinho são: acidez, taninos, álcool, açúcares. Os dois primeiros, acidez e taninos, dão agradável aspereza, os outros dois, álcool e açúcares, dão a sensação de maciez.

Assim um vinho equilibrado terá aspereza e maciez compatíveis. Ele pode ter, por exemplo, taninos e acidez um pouco mais elevados, mas não parecer áspero, desde que tenha também suficiente álcool ou doçura que contrabalancear.

A sensação final na boca, é o somatório de todos os elementos do vinho, o que chamamos de equilíbrio ou harmonia

No vinho, na música, assim como em tudo na vida, buscamos sempre a harmonia.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com